Fimose em Criança – Tratamento ou Cirurgia?

A maioria dos meninos nascem com fimose, e com o decorrer do tempo, aproximadamente até os três anos de idade, ela tende a resolver, sem nenhuma intervenção.

20/09/2010 23h15m. Atualizado em 19/11/2014 21h51m por:

 

fimoseFimose é quando existe uma incapacidade da pele do pênis (prepúcio) não retrair completamente da glande (cabecinha do pênis). É normal em bebês. A fimose persistente pode facilitar a infecção da mucosa do prepúcio causando as balanopostites (pus). Podendo ainda dificultar o jato urinário, predispondo a infecções urinárias repetidas.

Os exercícios e massagens são contra indicados, pois podem machucar, causando dor e sangramento. A orientação é que empurre levemente a pele do prepúcio para conseguir fazer bem a higiêne.

A indicação é que essa pele do pênis (prepúcio) seja retirada antes da adolescência, devido às ereções, que podem causar desconforto no pós-operatório.

Fimose – O que Fazer:

A maioria dos meninos nascem com fimose, e com o decorrer do tempo, aproximadamente até os três anos de idade, ela tende a resolver, sem nenhuma intervenção. Caso isso não aconteça, o médico poderá orientar um tratamento para fimose à base de pomadas corticóides ou até mesmo partir para cirurgia.

A idade mais indicada para a cirurgia de fimose é a partir dos sete anos de idade, isso se o caso da criança puder esperar.

A cirurgia da fimose é bem simples e a criança recebe alta no mesmo dia. Sendo que o repouso deverá ser aproximadamente de 3 dias, e deverá ficar longe de atividades físicas por até três semanas.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *