Problemas bucais em grávidas: 5 dicas para manter a saúde bucal durante a gravidez

Evitar comer doces e escovar os dentes toda vez que vomitar são recomendações para manter a saúde bucal durante a gravidez.

28/09/2010 15h56m. Atualizado em 05/04/2014 12h37m por:

 

problemas bucais em grávidas

Problema Bucais em GrávidasExiste um programa do Governo de São Paulo “Boca Saudável, Gravidez Saudável”, que foi criado devido aos atendimentos que eram realizados na maior maternidade pública da zona sul de São Paulo, Hospital e Maternidade Interlagos, onde verificaram que em cada 10 gestantes oito delas apresentavam problemas bucais, como cáries, placas e gengivites, e sendo que 7% delas apresentaram granuloma, um edema que se forma na gengiva.

Uma higiêne bucal mal feita, podem trazer problemas como parto prematuro e nascimento de bebês com baixo peso, entre outros problemas.

As mudanças hormônais que ocorrem durante a gravidez deixa a mulher mais propensa a ter problemas bucais, sendo assim aconselhá-se que a partir do segundo trimestre de gestação, a gestante esteja atenta a sua sáude bucal, procurando acompanhamento odontológico.

Higiêne bucal durante a gravidez

Dicas essenciais para manter a boa saúde bucal durante a gravidez:

– Procure substituir alimentos ricos em carboidratos e açúcares por frutas e vegetais.

– Dê um reforço ao organismo com vitaminas B, C e cálcio. (orientação médica)

– Caso tenha vômitos durante a gravidez, faça bochecho com água oxigenada ou algum antiácido antes de escovar os dentes.

– Não descuide da escovação e do uso de fio dental.

– Nesse período de gravidez aumente as visitas ao dentista.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *