Vômito e diarréia em criança, aprenda a fazer soro caseiro

A diarréia e vômito em criança merece atenção especial, para que ela não se desidrate rapidamente.

05/10/2010 00h02m. Atualizado em 19/11/2014 21h51m por:

 

Vômito e Diarréia em Criança

Caso o seu filho esteja tendo diarréia ou vômito, uma coisa é certa, o organismo da criança esta tentando se livrar de alguma toxina, bactéria ou vírus. É uma reação de defesa que tende a passar espontâneamente, dê a ela soro caseiro para que não fique desidratada.

Jamais ofereça remédios para “segurar” a diarréia, é um processo natural de defesa. Com essa atitude pode fazer que a infecção ou doença acabe ficando mais grave.

Mas fique atenta, a criança pode se desidratar, para isso avalie a coloração do xixi dela, se estiver muito concentrado, escuro, é sinal que a reposição de líquido esta sendo insuficiente. Outros aspectos a considerar, são sonolência, choro sem lágrimas, sede. É importante manter a criança hidratada, faça o soro caseiro e dê a ela várias vezes ao dia em pequenas doses.

Soro Caseiro

– 1 copo de água filtrada – 200ml
– 1 colher (sopa) açucar
– 1 colher (sobremesa) sal

Se os vômitos e a diarréia se tornarem constantes e acentuadas, e perceber que a criança esta ficando desidatrada apesar de estar dando o soro caseiro, leve-a imediatamente ao pronto socorro .

Se ela estiver conseguindo tomar o soro caseiro e estiver tendo muita naúsea, procure falar com seu pediatra, provávelmente ele vai indicar um antiemético (medicamento contra náuseas – a metoclopramida, a bromoprida e a prometazina estão dentre os mais usados.) para aliviar o processo e segurar a perda de líquido.

Esse medicamento é usado nas formas de comprimidos, supositórios e injeções dependendo de cada caso e gravidade do problema. Na forma de supositório, é bastante eficaz , faz com que a criança não o coloque para fora, caso vomite.

Diarréia e vômito em criança

As causas de diarréia e vômito em criança são diversas, uma delas é a ausência de condições de higiêne, como: lavar as mãos antes das refeições e na hora de preparar os alimentos, antes e depois de lidar com o bebê ou depois de fazer uso do banheiro, são fatores que contribuem para o aparecimento da diarréia, principalmente em crianças mais novas e desnutridas.

Um dos principais agentes causadores de diarréia em criança, é o rotavírus, sendo que desde de 2006 o Ministério da Saúde fornece a vacina contra o rotavírus, a primeira dose ser tomada aos dois meses de vida do bêbe e a segunda dose aos 4 meses. Com todos esses cuidados a incidência desse problema tem diminuido e as consequências também.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *