Aftas e estomatites em crianças

Os tratamentos para aftas e estomatites em crianças vão depender das causas

17/11/2010 13h01m. Atualizado em 19/11/2014 21h51m por:

 

Aftas e Estomatites em crianças

Aftas (Úlceras), são feridas abertas que aparecem na mucosa da boca e da língua. Em crianças alérgicas, essa feridinha que mais parecem uma ervilha bem pequenininha se repete com frequência, desencadeada por alimentos ácidos ou alergênicos, outras surgem por traumas no local e outras por estomatites (provocada por vírus).

As aftas e estomatites em crianças são doloridas e incomodam bastante. Atingem crianças com idade entre os 2 e 3 anos. Como dissemos, existem as aftas que tem como causa alérgica, essas podem melhorar evitando o alimento alergênicos e a dor geralmente é local.

Existem as estomatites, nesse caso a criança apresenta além da afta, febre, fica irritada, não consegue comer direito, e a duração persiste por uma semana mais ou menos.

Existe afta alérgica

Na afta alérgica, além de evitar o alimento causador, poderá ser usado uma pomada anti-inflamatória. Já na estomatite, deve usar um analgésico em intervalos curto (aspirina antes dos 20 anos pode causar uma rara doença chamada síndrome de Reye, deve ser evitada).

Antibiótico para estomatite não resolve, por ser uma doença viral. Procure sempre orientação médica, caso deseje dar algum medicamento à criança.

A alimentação deve ser na temperatura mais fria, comidas com menos tempero, como macarrão só na manteiga ou com azeite e purê de batata ou mandioquinha, sorvete e iogurte, nesse período ajuda na recuperação.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *