Lábio Leporino ou Fenda Palatina no recém-nascido

Lábio leporino ou fissura labiopalatal, é quando ocorre uma abertura no lábio ou palato no momento da formação da criança.

02/05/2011 21h11m. Atualizado em 19/11/2014 21h53m por:

 

Labio Leporino

Lábio leporino, nome popular da fissura labiopalatal, é uma alteração congênita, ou seja, uma alteração que já nasce com o bebê, na qual ocorre o não fechamento do lábio e/ou do palato (fenda palatina) ainda durante a gestação.

A criança com lábio leporino nasce com uma abertura no lábio ou no palato, semelhante ao focinho fendido de uma lebre (daí o nome “leporino”). A fissura labial pode apresentar-se unilateralmente, quando atinge apenas um lado do lábio; ou bilateralmente, quando há aberturas dos dois lados.

Físsuras de palato

Sua gravidade varia, indo desde apenas uma cicatriz labial, até uma fissura completa, quando atinge lábio e palato. Essas fissuras de palato geram comunicação entre a cavidade oral e a cavidade nasal. Não se sabe exatamente o que causa a fissura, mas sabe-se que a interação de vários fatores (genéticos e ambientais) podem levar ao aparecimento dessa alteração.

labio laporino

Quando a fenda atinge o palato (fenda palatina), existe um grande risco das crianças aspirarem o alimento, o que pode provocar, em certos casos, algumas infecções como otite e pneumonia. Além disso, outra doença que é bastante presente em caso de fissura é a anemia.

Graças a técnicas como a ultrassonografia, o lábio leporino pode ser diagnosticado ainda durante a gestação, o que permite que a correção seja feita logo após o parto.

Possíveis causas do labio leporino

Certos fatores ambientais como drogas, alguns tipos de medicamentos (como anticonvulsivantes e corticóides), tabagismo e uso de álcool pela mãe e deficiência de ácido fólico, podem aumentar o risco de ter a fissura. Em outros casos, alguns genes e mutações genéticas podem ser os responsáveis. Assim, deve-se evitar fazer radiografias durante o período gestacional, principalmente na região abdominal.

Lábio leporino: tratamento

O tratamento indicado para o lábio leporino é mesmo a intervenção cirúrgica e a primeira cirurgia, a do lábio, pode ser feita entre três e seis meses de idade; a operação do palato pode ser feita entre 12 e 18 meses. A época ideal para cirurgia do lábio leporino vai depender, geralmente, de condições clínicas da criança, de aspectos morfológicos e funcionais.

Para que a criança não tenha refluxo de alimento pelo nariz até a cirurgia do palato, as mães são instruídas a desenvolver algumas técnicas de amamentação e alimentação para que o bebê consiga se desenvolver sem deficiências nutricionais.

O aleitamento materno além de ser muito importante para diversas outras coisas, é altamente recomendado para evitar as infecções, evitar a anemia e fortalecer os músculos da face e da boca do bebê.

Sem o tratamento adequado para o lábio leporino, podem surgir algumas graves conseqüências, que podem ser tanto patológicas, como perda da audição, problemas de fala e déficit nutricional, como também seqüelas psicológicas que envolvem desde o preconceito social até a rejeição por parte da familia da criança.

Por isso é sempre bom procurar orientação de todos os tipos, apoio de médicos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Com ajuda profissional tudo fica mais fácil de entender e de lidar e tanto pais quanto bebês podem viver saudavelmente e sem graves seqüelas.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *