10 respostas sobre menopausa e a sexualidade da mulher

A mulher na menopausa pode ter menos desejo sexual, mas existem maneiras de não deixar a sexualidade diminuir.

25/10/2011 16h59m. Atualizado em 29/10/2014 14h57m por:

 

Menopausa e sexualidade da mulher

Neste post abordaremos o tema Menopausa e a Sexualidade feminina, abaixo teremos algumas perguntas e respostas que podem ajudar quem se encontra nesta fase ou esta a caminho para ela.

Menopausa e atividade sexual

1. A menopausa significa que chegou ao fim a sexualidade?
De maneira alguma, na menopausa apenas acaba o ciclo da reprodução, inclusive o casal se sente mais livre dentro de sua sexualidade.

2. A mulher tem menos desejo sexual, após a menopausa?
Não necessariamente, existem outros fatores que podem diminuir o desejo sexual, psicológico, ambiental, físico e afetivo. Em relação a parte hormonal, a mulher está mais dependente dos androgéneos (hormonas que o homem tem em grande quantidade e a mulher em menor)

3. O prazer desta fase é menos intenso?
A capacidade de ter orgasmo não desaparece, mas tende a diminuir.

4. Muitas mulheres nesta fase sentem dor no abdome durante o orgasmo?
O útero e a vagina contraem-se durante o orgasmo nas mulherescom mais idade, elas são como contrações uterinas, lembram às dores menstruais. São dolorosas algumas vezes.

5. Sentir dores durante a penetração, fato que não acontecia antes da menopausa?
Na menopausa existe a diminuição de estrogénos, a vagina torna-se fica menos elástica e as suas paredes mais finas e sensíveis, acarretando deste modo a capacidade de penetração sem dor.

6. Para melhorar a lubrificação, o que deve ser feito?
A mulher nesta fase precisa de um maior tempo e de mais carícias para ficar excitada e lubrificada. E quanto maior o número de relações sexuais maior o estímulo, mantendo o orgão sexual da mulher mais saudável e elástico. Além de termos no mercado os lubrificantes, converse com seu médico ele irá indicar algum.

7. As relações sexuais em idade avançada é normal?
O sexo é caracterizado pela partilha do afecto e da intimidade, na fase em questão ele se torna tão importante quanto em qualquer fase, em especialmente pelas perdas que a vida proporciona nessa idade: os velhos são esquecidos, os filhos saem de casa e outros fatos da vida cotidiana podem interferir.

A necessidade dessa intimidade é importante até morrer, a sexualidade é um ato natural, não deve ser vista como algo feio nessa idade, pelo contrário, o companherismo e intimidade deve permanecer independente da idade.

8. Após a menopausa a atividade sexual é igual de quando se é jovem?
Não. Com a idade mais avançada a pessoa tende a sentir menor necessidade de ter relações sexuais. Também nesta fase geralmente ocorrem os problemas de saúde (reumatismo, obesidade, infarto e outros.) Nesse casos é só se adaptar a um ritmo mais lento e prolongado, mas acima de tudo, realizar qualquer ato com muito carinho, cumplicidade e amor.

9. É possível melhorar a vida sexual pós menopausa?
Sim. Pelo conhecimento que tem do seu próprio corpo, pela disponibilidade do tempo que é maior, pela intimidade e cumplicidade que o casal adquire no longo de vários anos.

10. Com a menopausa não tenho vontade de fazer mais nada! O que fazer?
Nesta fase como mencionamos existem algumas perdas, filhos saindo de casa, os pais morrendo, o corpo que não corresponde como antes, ansiedade, tristeza, irritabilidade desinteresse por tudo e pelos outros. Se você se encontra nessa situação procure ajuda médica psicológica especializada, existem vários tratamentos que tem resultados satisfatórios e que ajudam muito.

Também existe hoje a disponibilidade de terapia hormonal (via oral, injetável, patchs e outros) E também a terapia tópica, onde existem cremes com estrógenios, progestogênios e inclusive testosterona. Todo esse amparato ajuda a mulher a se sentir mais feminina e rejuvenescida. Percebendo alguma alteração, no caso, desinteresse sexual, não tenha vergonha, converse com seu médico.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *