Silicone e amamentação

Esta mais que certo que a amamentação é benéfica para o bebê, mas existem dúvidas, uma por exemplo é relacionado ao silicone implantado nos seios, será que atrapalha o aleitamento materno? Os especialista dizem que não, desde que não seja exagerado.

23/11/2011 22h16m. Atualizado em 03/03/2015 20h03m por:

 

amamentar e siliconeSilicone atrapalha a amamentação? Os especialista dizem que não, veja o porquê! Em meio a tantas transformações divinas que permeiam a gestação/pós gestação, uma que me encanta em particular é a amamentação.

É impressionante e fascinante ver como Deus é tão perfeito a ponto de fazer a própria mulher produzir o alimento de seu filho e que esse alimento possui tudo que ele precisa para crescer forte, saudável e preparado pra uma vida inteira. Digo isso por que já está mais do que comprovado pela medicina a eficácia e necessidade única do leite materno na alimentação da criança.

Leite Materno

O leite materno, possui todos os nutrientes que um bebê precisa até cerca dos 6 meses de idade. Além disso, a amamentação é o vinculo mais profundo entre mãe e filho, totalmente imprescindível nessa fase, tanto que as campanhas incentivando a amamentação e até mesmo um dia no calendário (1º de Agosto) é destinado para comemorar o dia mundial da amamentação.

O ideal é que a mãe amamente o filho enquanto existir produção de leite e só recorrer aos “auxiliares” caso a produção seja insuficiente ou inexistente a ponto de não alimentar o bebê ou, caso o amamentação ofereça algum risco a saúde do anjinho (doenças transmissíveis, consumo de medicação que pode ser transmitida pelo leite).

Sabendo de tamanha importância dada ao leite materno, é cada vez mais comum que as futuras mamães que possuem prótese de silicone nos seios, atribua isso a dificuldade para amamentar. Até eu mesma acreditava que o silicone atrapalhava não só na amamentação como na detecção de doenças como o câncer de mama.

Especialistas em cirurgia plástica garantem que isso é quase impossível,  já que os implantes de silicone podem ser colocados por trás do músculo peitoral, entre os mesmos e as glândulas mamarias ou entre a fascia peitoral e o músculo. A opção mais escolhida, principalmente pelas mais jovens é a penúltima por proporcionar um resultado final mais visível. E é com base nesses dois fatores que a resposta quando a amamentação ser ou não prejudicada é dada.

A dificuldade na produção do leite materno só ocorre caso a prótese escolhida seja maior do que o recomendado pelos médicos, já que dessa forma o silicone pode vir a comprimir os canais por onde o alimento é transportado e ter assim sua passagem dificultada. Mesmo assim, tal possibilidade é quase rara já que o organismo tem um poder de adaptação muito grande.

Além disso, as próteses de silicone estão cada vez mais modernas graças as inovações tecnológicas. A única recomendação dada pelos médicos é que as mulheres que já colocaram as próteses aguardem no mínimo quatro meses para engravidar. Dessa forma os riscos durante a gestação e amamentação são inexistentes.

Se você já é mamãe, o ideal é aguardar um período de seis meses após o termino da produção de leite para submeter-se a cirurgia. A única coisa comprovada é que a sensibilidade das mamas pode diminuir nas mamas “turbinadas”, ainda mais se as mamas forem pequenas. Em contrapartida, existem casos em que o inverso ocorre e a sensibilidade é ainda maior, então, é tudo muito relativo.

Bem, novamente observei o equilíbrio e bom senso em mais um assunto: nada exagerado é bom, então, respeite o tempo que seu corpo precisa antes de uma cirurgia nas mamas ou então, paciência se acabou de colocar as próteses. E o principal: menos é mais sempre, então, pense melhor na idéia de virar uma sucessora da Pámela Anderson, ok!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *