Ajude seu filho a parar de roer unhas (oncofagia)

Existem alguns hábitos que se inicia na infância, um deles é a oncofagia (roer unhas), sendo necessário uma orientação dos pais para que não perdure e traga consequências.

16/12/2011 09h03m. Atualizado em 13/11/2014 18h17m por:

 

como fazer para filhos parar de roer unhasA infância é aquela fase de aprendizado, onde tudo é novo para os pequenos e, desperta grande interesse. Além disso, nessa fase da vida, eles expressam algumas manias, digamos, típicas da idade, mas, que ao longo do tempo são prejudiciais a sua saúde, bem como influenciam de forma negativa as relações sociais de seu anjinho.

Nessa hora, a “super mamãe” precisa entrar em ação para proteger a cria, certo? É o caso do irritante e feio hábito de roer as unhas em crianças.

A maioria das crianças já passou ou passa por isso e você, claro, detesta. Quais são as principais causas de roer as unhas e o que você pode fazer para ajudá-lo a se livrar dessa mania nada conveniente?

Para os médicos esse costume é chamado de “oncofagia” (ato de roer as unhas) e, segundo eles, atinge um terço das crianças e quase metade dos adolescentes, de forma diferenciada para cada um.

Fatores que levam uma pessoa a roer unhas

Segundo neurologistas, o ato de roer unhas é bem mais que um costume; fatores como a impulsividade, ansiedade e até uma forma de imitar algum parente ou amigo próximo, causa o habito de “ratinhos” de unhas.

Complementando, o psiquiatra da infância e da adolescência, da saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais (UFMG), explica que o roer de unhas é uma habito ligado não só a ansiedade, como também a insegurança, podendo ser observado a partir dos 3 aninhos de idade. Segundo ele, o comportamento fica mais intenso em caso de situações de estresse, podendo algumas crianças, roerem até as unhas dos pés!

Como conseqüência, dedos feridos e totalmente vulneráveis a infecções como as de origem respiratória e gastrointestinais, causadas por micro-organismos presentes nas mãos.

Como se não bastasse, os problemas dentários como lesões gengivais são possíveis com o mal habito. Alem de seu filho (a) desenvolver problemas no estomago devido a ingestão de unhas roídas.

Além disso, para “fechar o pacote”, tem a saúde mental e as conseqüências na vida social, claro. É normal que as crianças e os adolescentes fiquem envergonhados com a “prática” frente as outras pessoas, podendo até evitarem contato com as mesmas.

Sabendo de tudo que pode acontecer e dos fatores que desencadeiam essa mania, por favor, nada de castigo, ok? Alem de não adiantar, pode deixar seu filho ainda mais tenso, roendo ainda mais as unhas. Você não quer isso, claro!

Dicas para seu filho(a) parar de roer unhas

Evite chamar a atenção de seu filho(a) no ato de roer as unhas na frente das pessoas, uma vez que a própria ação já seja resultado de timidez, com a repressão na frente dos outros, a mesma pode aumentar ainda mais.

O essencial é conversar com a criança. Explique a ela as conseqüências de ter as unhas roídas e mostre interesse em ajudá-lo a parar. Demonstre compreensão também, mostrando que imagina como isso deve incomodá-lo e que vai ajudá-lo a parar com isso. Como? Bem, o primeiro passa você já de (conversa), agora o ideal é elogiar cada conquista alcançada.

Um dia sem roer unhas? Isso é motivo para comemorações, mamãe! Elogios são muito bem vindos e vão elevar muito a auto-estima dele, tornando-o mais seguro e contente.

Se você tiver uma princesinha roedora, melhor ainda: meninas adoram ter unhas bonitas e viçosas. Que tal incentivá-la a manter as unhas sempre esmaltadas e bem cuidadas? Isso pode incentivá-la ainda mais a parar de roer-las. Combinem de ir juntas a manicure, deixe-a escolher seus esmaltes favoritos, alem das novidades para decorar as unhas como os carimbos e adesivos.

Outra idéia é manter seus filhos com as mãos ocupadas. Dica: massinha de modelar, joguinhos para montar ou cadernos de pintura, caso eles prefiram.

Dessa forma, a atenção é dispersa, evitando o roer de unhas. Alem disso, trabalhos manuais são terapêuticos, auxiliando no combate a ansiedade e insegurança dos pequenos.

Tentou tudo isso e não adiantou? Calma, mamãe. O mais correto nessa hora é procurar ajuda de um especialista como terapeutas e psicólogos. Esses profissionais são os mais adequados em situações mais complexas, principalmente se seu filho apresenta, junto ao costume de roer unhas, sinais de agressividade, perfil impaciente e inquieto. Os profissionais vão saber estudar a fundo a personalidade de seus filhos, alem de orientá-los de forma mais adequada sobre como agir.

Bem, é isso. Espero que o artigo de hoje possa tê-la ajudado com seus anjinhos. Não se esqueça: as crianças são o reflexo do que os pais lhe transmitem. Portanto, procure sempre passar momentos agradáveis com eles, além de demonstrar calma e segurança. Assim, seu eterno bebê terá uma infância bem mais tranqüila e agradável, bem longe de manias como essas.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *