Estímular a criança a brincar: 1 à 6 anos

A função das brincadeiras infantis, além de divertir, é estimular a criatividade e percepção

06/06/2009 16h07m. Atualizado em 13/11/2014 16h11m por:

 

brincadeiras para crianças de 1 a 6 anos

Estimular os pequenos a brincar desde cedo.Brincar é a principal atividade da vida das crianças desde seus primeiros meses até a chegada da adolescência. E é assim que deve ser mesmo. Brincando, elas aprendem tudo sobre o mundo ao seu redor, aliviam angústias, gastam energia, ganham, perdem, vivem. Mas é importante que a atividade seja direcionada e traga a lição perfeita que seu filho precisa.

Função das brincadeiras

A Função da brincadeira é oferecer a criança, estímulo sonoros, táteis e visuais variados e emocionais, brincar é expressar a vida. Damos abaixo, apenas alguns exemplos de brincadeiras que podem estimular a criança a brincar de 1 à 6 anos. Além dessas existem inúmeras outras, é só deixar a criatividade agir.

Bebê (menos de 1 ano)

Até os 2 anos, acontece a fase de maior desenvolvimento do cérebro, o que requer estimulação de todas as formas de percepção. É importante respeitar os limites da criança, dando uma pausa na brincadeira quando ela se cansar.

Do que brincar: bolas e dados de material lavável, brinquedos de montar com peças grandes, esconder e mostrar o rosto, rolar,  e outros

Criança pequena (de 1 a 3 anos)

O domínio da linguagem e da locomoção são as descobertas mais importantes dessa fase. Isso sem contar a socialização. “O convívio com outras crianças é enriquecedor. Por isso, freqüentar a escola é recomendável”.

Do que brincar: abaixar na altura da criança e chamá-la para que ande na sua direção, fazer “meleca” com farinha, molhar esponja com  tinta e aplicar ou desenhar em folhas grandes, empilhar blocos; andar de triciclo.

Pré-escolar (de 4 a 6 anos)

Idade: As crianças se interessam pelas noções de tempo (ontem, hoje, daqui a pouco) e pelas bases da contagem (um, dois, três). É importante desenvolver a independência, o autoconhecimento e a criatividade. Agora, as brincadeiras já podem ser mais estáticas, focadas em jogos e na resolução de problemas .

Do que brincar: pular corda, massa de modelar, quebra-cabeças, contar histórias (estimular a criança a contar do jeito dela), jogo da memória, colagem e outros.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *