Chupeta: usar ou não usar?

Existem controvérsias no uso ou não da chupeta para crianças.

23/12/2011 13h21m. Atualizado em 13/11/2014 18h15m por:

 

usar chupetas ou não

Não tem jeito: por mais que você esteja amando a experiência de ser mãe e não consigue parar de babar a cria, tem horas que não consegue decifrar o motivo do choro incessante ou, dependendo de onde esteja, a única alternativa para acalmar seu anjinho é a famosa e polêmica chupeta. Os anos passam e a mesma duvida insiste em perseguir as mamães: “afinal, a criança deve usar ou não a chupeta?”.

A sucção nutritiva na vida do bebê ocorre entre a 18ª e a 20ª semana de vida do bebê, durante a vida dentro de seu barrigão e, trata-se de uma função primordial para a vida do recém nascido, já que é através daí que seu alimento é obtido. Ao nascer, isso não muda já que o bebê precisa sugar para se alimentar, claro.

Mas, quando as mamães descobrem que além de nutrir, a sucção também é sinônimo de prazer para o bebê, começa a duvida quanto ao uso da chupeta. E o que toda fonte de prazer gera? Simples: relaxamento e estabilidade. Daí se dá o uso da chupeta em momentos de inquietude do bebê.

Chupeta: pós e contras

Por outro lado, os médicos atentam para o fato de que na maioria das vezes a chupeta significa um escape para as mães e não para os bebês. Por estarem ansiosas, nervosas, inquietas, quase sempre devido ao choro do bebe que sim, sabemos que irrita em alguns momentos, porque não usar a “chupetinha” que está logo ali ao alcance de suas mãos e irá proporcionar a tranqüilidade do pequeno?

Os médicos explicam que a chamada “sucção não nutritiva” possui dois lados: é indicada pelos próprios quando o bebê tem até 8 meses ou para aqueles que demonstrem dificuldade para sugar o bico do seio materno. O único cuidado é dar preferência aos modelos de chupetas ortodônticas e de boa qualidade.

No lado negativo, está o uso da chupeta em bebes também da mesma faixa etária, mas que apresentem nenhuma dificuldade para sugar o leite. Os médicos nesse caso aconselham que as mamães evitem o uso da chupeta, ainda mais nos primeiros dias de vida, quando o bebe pode facilmente confundir o bico da chupeta com o bico do seio e, apresentar dificuldade para mamar.

Quanto ao uso da chupeta ortodôntica, muitas pessoas ainda acham que tudo isso é “frescura”. Mas, saiba que está longe de ser isso. Os médicos explicam que chupetas não ortodônticas podem influenciar no aparecimento de alterações significativas da arcada dentário de seu baby e até dificuldades na fala.

Se você já caiu na tentação “chupeta”, tem lá seus motivos e não sou eu que nem mãe sou ainda, a pessoa que vai julgar. Afinal, “cada um sabe bem onde aperta o calo”, como diz minha vó! Hehe… A única dica é: prefira as chupetas ortodônticas para que sua aliada não se torne uma vilã futuramente, ok?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *