Apnéia/hipopnéia do sono em crianças (SAHOS)

A apnéia do sono em crianças dificulta bastante a respiração, gerando outros problemas de saúde.

30/03/2012 19h54m. Atualizado em 19/11/2014 21h57m por:

 

apnéia e hipopnéia do sono em criançasA fase da infância é sem dúvida o período que temos mais saúde e disposição. Parece que não há fim para a energia da criançada que pula e corre o dia todo. Mas não é por isso que as crianças deixam de ter algum problema de saúde. Um desses problemas é o que chamamos de apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono, também conhecida pela sigla SAHOS.

Como ocorre apnéia do sono em crianças

Essa síndrome do sono em crianças pode ser caracterizada como uma interrupção da respiração enquanto estamos dormindo. Com isso, a criança poderá apresentar muito cansaço, alterações em seu comportamento, além de alterações neurocognitivas e cardiovasculares.

Sem falar que estudos indicam que as crianças que têm apnéia do sono têm mais chances de desenvolver ou apresentar a hipertrofia das adenóides, ou seja, elas aumentarão de tamanho, e uma rinite alérgica. Esses pacientes também passarão a ter um sono agitado, o que dificulta ainda mais a criança a descansar, e roncarão.

Vale lembrar ainda que a Síndrome de Apnéia/hipopnéia ou SAHOS em crianças é responsável por causar a obstrução completa ou até mesmo parcial das vias aéreas superiores. Com isso a criança, provavelmente, despertará várias vezes à noite e também poderá perder o sono.

É importante também que os pais estejam atentos às conseqüências do não tratamento da apnéia em crianças. Isso significa que, quando não tratada, a apnéia poderá fazer com que a criança fique obesa, tenha déficit de atenção, começa a apresentar um baixo rendimento escolar ou hiperatividade.

Os pequenos também poderão desenvolver problemas na estatura, ter o desenvolvimento do esqueleto facial alterado, bem como as condições cardiovasculares.

Por isso, se seu filho vem apresentando apnéia do sono, não demore em procurar uma ajuda médica. Quanto mais cedo o tratamento começar, melhor será a recuperação da criança e a volta a uma vida normal e saudável.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *