Quando sair de casa com o bebê

Quando posso sair com meu bebê? Existe um tempo certo? Um horário ideal? vejamos abaixo:

04/05/2012 08h48m. Atualizado em 13/11/2014 21h08m por:

 

sair de casa com o bebêO bebê nasceu e você ainda têm a segurança do hospital que conta com profissionais treinados a lhe auxiliar na hora da primeira mamada, lhe proporciona a comidade de trazer o bebê apenas na hora das visitas e da amamentação e melhor; a maioria das maternidades dão os primeiros banhos no bebê e o deixam prontinho para os carinhos da mamãe.

Mas, essa estadia na maternidade tem seus dias contados, 3 ou 4 no máximo e aí, ao chegar em casa quem assume as rédeas é você mamãe.

Onde e quando posso sair com o bebê

Agora em casa, tudo é novidade para o bebê. Ele têm olfato, tato, paladar e audição fora do útero materno. Um universo de novidades o cerca e é neste momento de adaptação que ele também vai começar a conhecer o mundo ao seu redor. Mas, será que existe uma hora certa para sair com seu anjinho nos braços ruas à fora?

Os médicos afirmam que sim. “Os primeiros passeios do bebê só devem ocorrer após um mês de vida”, explica o pediatra Alessandro Danesi, do Hospital Sírio-Libanês.

Segundo o especialista, esse tempo de espera é o necessário para que o recém-nascido complete sua primeira fase no processo de adaptação, mesmo período onde você, mamãe, está mais confiante nos cuidados do pequeno. Após o primeiro mês, certamente você vai ter mais segurança para sair com seu bebê para os passeios pelo parque da cidade e ruas do bairro.

Alessandro também explica que os passeios do bebê são de enorme importância para estímulos da visão e audição dos mesmos. “Nesse sentido, os passeios atuam como benefícios para o sistema neurológico da criança”, explica. Mas, isso não quer dizer que qualquer tipo de passeio seja permitido.

Muito pelo contrário. Determinados ambientes devem ser evitados para a prevençao de possíveis doenças e infecções que o sistema imunológico ainda frágil do bebê, pode contrair facilmente. “A mãe deve evitar locais fechados, especialmente com aglomerações, onde o risco de contrair doenças é muito maior”. Lá pelos 3 meses de vida, você já pode dar uma voltinha no shopping com seu bebê. Festinhas devem ser evitadas até os seis meses.

Horários para o passeio com o bebê

Os médicos ainda chamam a atenção para os horários dos passeios com o bebê. O ideal é pela manhã (entre 8h e 10h) e ao final de tarde (entre 16h e 18h), quando a temperatura está mais fresquinha, muito mais aconselhado pelos médicos. Todavia, o pediatra faz um alerta quanto a temperatura para o bebê: “Evite sair se estiver muito quente ou muito frio”. A regra é a mesma para o agasalho: “Não agasalhe demais a criança nem menos que o necessário, e sim de acordo com a temperatura”.

O que levar na mala para o passeio com o bebê

Agora que você já sabe o melhor período para os primeiros passeios do grande amor da sua vida, não esqueça de deixar a malinha de passeio preparada com tudo que podem precisar:
– Uma muda de roupa para troca completa;
– Fraldas descartáveis;
– Lenços umedecidos;
– Água;
– Mamadeira (se não estiver amamentando);
– Chupeta (se já usa);
– Fraldas de algodão para higienização;
– Pomada para assaduras.

Seguindo as dicas do pediatra e com tudo separadinho, esse passeio entre mãe e filho (a) com certeza vai ser um sucesso.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *