Meu filho é sonâmbulo: o que fazer?

Sonambulismo acomete também crianças, geralmente por volta dos 3 a 7 anos de idade. Vejam como lidar com a situação.

07/05/2012 22h00m. Atualizado em 19/11/2014 21h59m por:

 

sonambulismoVocê não sabe de onde essas crianças tiram tanta energia para brincar e correr o dia todo. Acordam cedo para ir para escola, almoçam, fazem o dever de casa, brincam, aprontam, vão e voltam e finalmente é chegada a hora que você mais esperou: hora de dormir. Finalmente seu pequeno (a) vai para cama dormir um soninho mais que merecido a noite toda para acordar bem disposto no próximo dia e, claro, você também precisa urgentemente de um descanso. Mas e se esse sono não for tão bom assim?

Você acorda no meio da noite e o moleque simplesmente sumiu da cama. Desesperada, você sai correndo e chama seu marido que não para de roncar. Daí, os dois saem pela casa chamando a criança que não aparece. Ao abrir o portão seu esposo tem a surpresa: lá está ele andando pela vizinhança de pijama. Pesadelo? Que nada, isso tem outro nome e é SONAMBULISMO.

Muito comum entre crianças de 3 a 7 anos, o distúrbio costuma ser classificado pelos médicos como uma variação do sono, explica o Dr. Antônio Moreira, pediatra do Instituto do sono da UNIFESP, São Paulo.

Causas do Sonambulismo

O motivo para esse estado de ações com o cérebro em repouso se deve ao intenso desenvolvimento do cérebro nessa fase. Tais mudanças acabam se refletindo no sono da criança que dependendo dos casos de sonambulismo, andam pela casa e até conversam por até 40 minutos na primeira metade da noite, o que se repete durante todo o resto. Além disso, existe uma maior chance de crianças com casos de sonombulismo entre os pais desenvolverem o transtorno.

Como identificar e tratar o sonambulismo

Durante o episódio de sonambulismo, a criança apresenta uma redução do seu estado de alerta, ausência de resposta a comunicação feita pelas pessoas e um olhar meio vago, perdido.

Quando acordam, as experiências não são lembradas, diferentes dos sonhos que algumas pessoas descrevem com detalhes. É esse o principal caráter considerado para um diagnóstico de sonambulismo.

Depois de diagnosticado pelos médicos, o tratamento não é feito de forma medicamentosa, somente quando o problema é muito frequente a ponto de influenciar a vida diária da criança.

O que os médicos indicam  é apenas a precaução dentro de casa como trancar portas, esconder objetos cortantes e pontiagudos, bloquear as escadas e colocar telas nas janelas para a segurança da criança e da família.

Os médicos também indicam que durante o episódio de sonambulismo, você conduza seu filho até cama sem despertá-lo. Isso pode aumentar as chances de novos episódios na mesma noite.

Agora é só ficar tranquila e ter uma boa noite de sono.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *