Como fazer o bebê dormir a noite toda

Seu filho não dorme a noite toda, veja o que você pode fazer para melhorar essa situação.

26/06/2012 23h01m. Atualizado em 13/11/2014 21h26m por:

 

bebê dormir a noite todaDepois de um dia cansativo e estressante, o que você mais sonha em fazer é se jogar na cama e dormir o sono dos justos mas, claro, você sabe bem separar as coisas e, até que tudo esteja no mais perfeito controle em sua casa, nada de naninha! Felizmente, o maridão resolveu cuidar do jantar e o bebê dormiu mais cedo.

Você, claro, se joga na cama e cai no sono profundo. Nem tanto. Às 03hs da madrugada aquele chorinho insistente acaba te acordando: o baby acordou e não está com a menor cara de que vai dormir logo. E agora, mamãe?

Se isso serve de conselho: você não está só. Todo bebê, principalmente nos primeiros meses de vida, adora trocar o dia pela noite, deixando os pais acordados madrugadas a fio.

A boa notícia é que, segundo os especialistas, com apenas alguns truques simples você consegue fazer com que seu bebê durma a noite toda. Vamos lá; sei que está bem curiosa!

Como fazer o bebê dormir a noite toda

Rotina: Crie uma rotina, ou espécie de costume. Até mesmo falar baixinho “Tá na hora de dormir” ou contar uma história todo dia no mesmo horário. Isso deve ser feito com o bebê já no berço. Você pode revezar com o papai quando estiver mais cansada e vice-versa. Para a criança, essa sensação de saber exatamente o que vai acontecer é importante portanto, procure fazer isso todos os dias;

Silêncio: A casa precisa estar silenciosa. Procure deixar o ambiente o mais escuro possível e mantenha tv e rádio bem baixinhos;

Compreensão: Não esqueça que os bebês choram porque não possuem outra forma de se comunicar. Portanto, ir ao quartinho dele e falar que é hora de dormir e induzir ele a abraçar o ursinho, facilitam o entendimento do que precisa acontecer;

Carinho: “Hora de dormir não é hora de dar bronca. É momento de acalmar, de estabelecer o diálogo com seu filho: dê-lhe um banho, faça carinhos ou uma massagem”, alerta a psicanalista Ester Woiler.

Mamãe por perto: Pode parecer frescura mas, o cheiro da mãer é um calmante e tanto. Sendo assim, procure deixar seu perfume em algum lugar que seu bebê possa ter junto a ele. Você pode abraçar uma manta e deixar perto dele.

Evite estímulos excessivos: Não esqueçam que o dia do bebê é o reflexo da noite que ele teve.

“O bebê é suscetível a qualquer alteração em seu dia-a-dia. Festinhas, viagens e visitas podem atrapalhar seu sono”. Explica a pediatra Cristina Guttilla.

Os estímulos em excesso como brincadeiras, som alto, televisão e até mesmo o carinho exagerado deixam o bebê irritado e cansado;

Dormir no próprio quarto: Você até fica com dó as vezes e acaba colocando o bebê junto a cama de vocês mas, evite que isso aconteça.

“Pode tornar-se um hábito difícil de ser extinto. Estabeleça só os sábados e as manhãs de domingo para fazer isso”, indica a psicóloga Maria Teresa Raduan.

No mais, procure sempre entender do que seu filho precisa. Se sentir que nada está dando certo, seu filho não consegue dormir a noite toda, procure o pediatra e peça sua opinião.

Deixe claro suas inseguranças e possíveis problemas que venha enfentando dentro de casa. Nao esqueça de que tudo o que acontece perto do bebê, o afeta diretamente.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *