Estimulação do bebê dentro da barriga

Hoje em dia existem até gadget que toca música para bebês que ainda estão dentro da barriga da mamãe, tudo vale para estímular seu filho no seu ventre.

16/07/2012 23h05m. Atualizado em 12/10/2012 19h10m por:

 

Estimule o bebê dentro da barrigaQuanto mais escrevo para vocês, mais fico fascinada pelo milagre de gerar outra vida. É a coisa mais linda que eu já vi acontecer e espero ter a minha vez em alguns anos. Enquanto não chega a hora, vou aprendendo mais e mais e,claro, trazendo tudo para as futuras mamães que acessam o blog.

E por falar em fascínio, você sabia que esse barrigão quentinho e protegido não é só um mundo isolado para seu bebê? Mesmo ainda aí dentro, ele pode escutar e sentir tudo que se passa com você.Existe inclusive até profissionais que ensinam como fazer a estimulação do bebê dentro da barriga da mãe.

Quando o bebê começa a ouvir tudo aqui de fora?

A partir do 4º mês de vida, o ouvido do bebê já está formado e ele começa a ouvir tudo que se passa aqui fora. Então, que tal unir o útil ao agradável e, bem mais que saber que seu filho te escuta, dedicar alguns momentos para aumentar ainda mais esse vínculo que só tende a aumentar? Não sei se você sabe mas, até o comportamento futuro de seu filho, terá reflexos desses momentos únicos. Vejam só.

Estimular o bebê ainda dentro da barriga

Cantar e ouvir músicas e acariciar a barriga são exemplos de gestos percebidos pelo bebê ainda no útero. O pequeno têm a sensação de segurança e tranquilidade. Com esses simples e encantadores gestos, você pode iniciar uma relação ainda mais forte com seu filho. E mais: estudos mostram que mães que ouviam música clássica durante a gestação, têm bebês com cérebro mais desenvolvido, como o chamado “efeito Mozart”.

Comportamentos futuros: bebês estimulados na barriga com muita conversa, músicas e carinho possuem maior facilidade no aprendizado durante a infância, além ter um comportamento social mais adequado.

E vocês pensam que o bebê não vai responder, claro, não é? Estão enganadas.

“Os batimentos cardíacos ficam mais calmos, ele se movimenta, pisca e faz o movimento de sucção como se estivesse mamando quando a mãe canta, por exemplo”, explica a terapeuta Mônica Lemos, da Universidade de Brasília.

Você já deve ter ouvido de alguma mamãe que ela só consegue acalmar o choro do bebê recém-nascido com aquela música que cantava na gravidez. Se sim, saiba que ela não está inventando,viu? Principalmente depois do sexto mês, a memória implícita já está formada no bebê que é justamente a parte do cérebro que dá mesma sensação de antes ao bebê.

Para finalizar, não esqueça que tudo que você sente, o pequeno também. Isso quer dizer que, se está tensa, ele tem vai estar e vai responder da mesma forma. Portanto, aproveite o poder desse contato e curta muito seu bebê mesmo antes do nascimento.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *