Posso passar óleo mineral na cabeça do bebê?

Nos primeiros meses do bebê, costuma aparecer uma "crosta" no couro cabeludo da criança, podendo ser removido com óleo mineral, mas não esqueça de pedir orientação do pediatra.

17/09/2012 19h10m. Atualizado em 19/11/2014 22h02m por:

 

óleo mineral cabeça do bebêÓleo mineral na cabeça do bebê para remover crosta láctea, pode?Posso Um recém nascido em casa é sempre motivo de muita comemoração, mas, também trás muita insegurança e dúvidas para os papais de primeira viagem. A melhor posição para dormir, o uso da chupeta e a hora certa de dar água ao bebê são apenas algumas das inúmeras dúvidas que os médicos esclarecem diariamente.

Outra pergunta muito comum é quanto aquelas crostinhas na cabeça do bebê, típicas das primeiras semanas mas, a mamãe nunca sabe se pode ou não usar o óleo mineral na cabeça do bebê.

Como deve ser usado o óleo na cabeça do bebê

O óleo mineral é usado para retirar as crostas lácteas da cabeça dos bebês, mas não deve ser usado de forma regular. Seu uso constante pode deixar os fios doa cabeça do bebê oleosos e até mesmo causar alergia. Esse óleo só é indicado , sob orientação médica, para remover a dermatite seborréica (uma caspa mais espessa,chamada de crostas láctea) que se forma no couro cabeludo de alguns recém nascidos, apenas nas primeiras semanas de vida. Nesses casos, o uso do óleo mineral auxilia hidratando o couro cabeludo que, consequentemente, facilita o descolamento da crosta.

Na hora de usar o óleo mineral, aplique o produto com um chumaço de algodão na cabeça do seu bebê, antes do banho. Passe um pente fino bem de leve e lave normalmente como de costume. Caso os fios continuem oleosos, ensoboe mais uma vez para retirar todo o excesso do óleo. Acha que os fios do seu bebê estão ressecados? Não se preocupem, até o 4º mês de vida eles caem. Caso mesmo depois desse período, esse desconforto continuar, veja com o pediatra a possibilidade de indicar um condicionador neutro, como todos os outros produtos que seu recém-nascido usa no banho. Só não use nenhum outro tipo de óleo,ok?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *