Candidíase na gravidez e tratamentos existentes

Por conta dos hormônios alterados, as mulheres gravidas podem ter episódios de candidíase.

23/10/2012 23h45m. Atualizado em 14/11/2014 16h12m por:

 

candidíase na gravidezQuando a gravidez acontece, uma série de mudanças são vividas pelo corpo da mulher, afinal gerar um novo ser por 9 meses é uma tarefa pra lá de especial. E quando falo “mudanças” não me refiro somente as situações boas. Alguns incômodos, normais em toda fase da vida, podem ficar mais frequentes durante a gestação por inúmeros motivos, como é o caso da candidíase na gravidez.

A candidíase é causada por um fungo chamado “Cândida albicans”, que vive no corpo de todo mundo e que também viverá no corpo do bebê quando ele nascer e começar a ter contato com objetos e a pele da mãe. Isso é considerado normal. Nosso corpo hospeda milhares de espécies de micro-organismos, uns com função extremamente importantes, como bactérias que auxiliam no processo da digestão, por exemplo.

Candidíase, o que é?

Mas então, o que é candidíase? Não deveria ser algo normal? Não. A candidíase acontece quando a proliferação do fungo torna-se exacerbada por alguma mudança hormonal no corpo feminino, como altos níveis de estrogênio, desregulando a flora de microorganismos presentes na vagina. Por isso, é extremamente comum que a muher grávida tenha mais chances de desenvolver candidíase afinal, os níveis de estrogênio estão lá nas alturas.

Candidíase na Gravidez é Comum

Para se ter uma idéia, 80% das mulheres já tiveram candidíase em algum estágio da gravidez e muitas tiveram até mesmo a repetição do quadro até o parto. Embora seja comum, os sintomas são extremamente desagradáveis como coceira intensa (prurido) na região vaginal, ardência e pele irritada. Embora seja incômoda, não tenha dúvidas que a candidíase é de longe, a melhor das piores doenças do tipo.

A boa notíca é: pode ficar tranquila, mamãe. A candidíase não oferece riscos algum para o bebê e não afetará em nada depois de seu nascimento, mesmo que você esteja passando por uma crise durante o parto. E você, felizmente ficará livre dessas crises insuportáveis, pois os hormônios voltarão a se normalizar.

Como tratar a candidíase na gravidez

Se você grávida sentir que está com candidíase, avise seu médico. Pode ser que ele receite algum medicamento a base de óvulo ou creme para seu estágio de gestação, o que amenizará a coceira e a irritação local. Nunca use nenhum medicamentos por sua conta.

O que pode ajudar bastante a aliviar os sintomas e principalmente a coceira é fazer:

-banho de assento com flogo-rosa ou até vinagre;

-Colocar gelo ou chá de camomila na área, também ameniza o desconforto;

-Calcinhas apenas as de algodão. Nesse período durma sem calcinha também, evita que o local fique úmido e quente;

-Faça banhos vaginais apenas com água. Foi observado que os sabonetes íntimos nessa fase pioram o quadro;

-Uma outra dica, é usar violeta de genciana no local, mas antes de adotar esse procedimento, converse com seu médico, apenas ele poderá autorizar e dizer como usar o medicamento.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *