4 dicas para ensinar o bebê a falar de maneira correta

Os pais devem ter cuidados ao ensinar seus filhos desde de bebê a falar corretamente, para que não haja prejuízos futuros.

06/02/2013 15h50m. Atualizado em 14/11/2014 14h37m por:

 

ensinar bebê a falar corretoEnsinar o Bebê a Falar de Maneira Correta, evita problemas futuros com dicção e pronuncia das palavras. O momento onde os filhos começam a expressar suas primeiras palavras é aguardado ansiosamente pelos pais, que acompanham cada novidade de seu bebê.

Não existe um momento preciso para isso acontecer. Alguns bebês começam a pronunciar suas primeiras palavras já nos cinco primeiros meses de vida. Outros após o primeiro aniversário e alguns somente um pouco mais tarde. Isso é bastante relativo e depende de uma série de fatores a serem considerados.

Estudos comprovam que a ação dos pais ajuda em muito a reduzir essa espera. Alguns estímulos e técnicas, quando empregados adequadamente proporcionam uma adequada estrutura lingüística ao bebê, incentivando-o a falar antes do previsto e de maneira correta.

Incentivar o bebê a falar de maneira correta

Algumas dicas são importantes nessa fase e deveriam ser adotadas por todos os pais que interessam em ensinar seus filhos a formar palavras e frases corretamente, evitando problemas de dicção e pronuncia por toda a vida.

1- Primeiramente, evite deixar seu filho expressar seus desejos e sentimentos somente através dos gestos. Procure substituí-los, já nos cinco primeiros meses, pelos sons e palavras para acostumá-los a utilizarem desse meio de comunicação. Mesmo que ele não responda de imediato, a repetição continua dos sons fica registrada em seu cérebro e no momento oportuno será utilizado por ele para se expressar.
2- Algumas crianças desenvolvem um tipo de gagueira peculiar de crianças ansiosas que querem falar rapidamente. Ensine-os a falar de forma mais pausada, pronunciando as palavras sílaba por sílaba.
3- Ensine o bebê a falar as palavras corretamente. Todas as vezes que ela pronunciar uma palavra errada, formule uma frase com a palavra certa não repetindo a palavra errada. Enfatize a forma correta, sem mostrar o modo errado.
4- Alguns pais acham que substituindo palavras maiores e mais difíceis de pronunciar por palavras menores, de fácil dicção, facilitarão o aprendizado do bebê. Isso é um erro que a grande maioria dos pais comete. Como exemplo, substituir a palavra chupeta por “Pepê” e mamadeira por “Tetê” não facilita a dicção e impede que a criança se esforce para pronunciar as sílabas das palavras.

Outro ponto a considerar é quando a criança, após seus 2(dois) anos de idade, ainda não pronuncia palavra alguma. Nesses casos é recomendável procurar um fonoaudiólogo e verificar se o aparelho auditivo e sua estrutura vocal estão saudáveis. No mais é “babar” muito quando a criança começar a falar mamãe e papai.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *