Cuidados com a Pele e Cabelos durante Gravidez

Cabelo e pele da grávida costuma sofrer alterações, principalmente pelas ações de hormônios da gravidez

30/11/2012 12h32m. Atualizado em 09/04/2013 22h34m por:

 

cuidados pele e cabelo na gravidez

Cuidados com a pele e cabelo durante a gravidez. A fase da gestação acarreta mudanças orgânicas significativas para a futura mamãe, tanto internas quanto externas. As alterações externas mais presenciadas são aquelas relativas aos cabelos e pele, que ficam extremamente fragilizados, necessitando de cuidados especiais.

Com relação aos cabelos, algumas mulheres sofrem com quedas acentuadas, afetando, em muito, a sua autoestima. Mesmo aquelas que não desenvolvem esse problema, há uma redução na saúde dos fios, que ficam sem vida, fracos e quebradiços, decorrentes do aumento de estrogênio.

A pele também se altera, ficando menos maleável e aumentando a incidência de estrias e celulites. Vale lembrar que, nessa fase, a maleabilidade da pele é muito importante para conseguir acompanhar a dilatação da cútis, em especial na região abdominal.

Tratamentos para os cabelos e pele durante gravidez

O tratamento interno para tais males encontra-se na alimentação. Uma alimentação rica em fibras, proteínas e vitaminas, melhora as condições dos cabelos e pele. Os seguintes alimentos: pães integrais, fígado bovino, carne de peixes, ovos e levedura de cerveja, rica em todo complexo B, são bastante indicados para a fase de gestação.

Exercícios físicos, passados por um especialista, ajudam a acelerar o metabolismo desses alimentos, aumentando sua eficácia. A linhaça moída, em doses homeopáticas, ajuda a manter os cabelos sedosos e macios.

Quanto aos cuidados externos, tanto a pele quanto o cabelo devem ser hidratados pois perdem muita água nesse período.

Para os cabelos, banhos de creme com produtos leves, que não possuam cheiros fortes, ajudam a manter a beleza dos fios. Evite usar touca térmica. Hidrate em temperatura ambiente.

Para a pele, a hidratação é fundamental para evitar estrias e celulites. Caso apareçam nessa fase, poderão permanecer definitivamente. Abuse dos cremes hidratantes. Use sem restrição. No mercado existem vários cremes anti-estrias bastante eficazes e o famoso óleo de amêndoa.

Portanto, cuide bem de seu organismo nessa fase, em especial pele e cabelo. No caso da pele a situação é mais complicada, pois as consequências poderão ser irremediáveis. Adotando alguns cuidados, é possível passar por essa fase com pele e cabelos bonitos e saudáveis.

Vídeo sobre cabelo e pele na gravidez

 
o que pode e o que não pode, CONFIRA:

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *