12 Mitos e Verdade sobre engravidar

Existem muitos mitos e verdades em torno da gravidez, destacamos alguns no artigo abaixo.

14/12/2012 15h58m. Atualizado em 24/07/2014 14h15m por:

 

mitos e verdades sobre engravidarMitos e Verdade sobre engravidar. Que o mundo em que vivemos não esta fácil para ninguém, não é novidade. É por isso que antes de colocarmos um bebê nesse mundão doido, temos que pensar e pensar muito bem.

Se sua intenção e de seu parceiro não é ninar um bebê tão cedo, prevenção é a palavra chave para evitar “surpresas”. Mesmo em nossa sociedade onde tabus e assuntos relacionados a sexualidade têm sido desfeitos com sucesso, ainda existem algumas situações em que a mulheres acabam se enrolando por acreditar em muitas crêndices de parentes e conhecidos. Aí, o resultado a gente sabe não é? Espera de 9 meses. Procure ter consciência dos mitos e verdades  sobre engravidar.

Mitos e Verdade sobre Engravidar

Preparamos para vocês uma “listinha básica” com os principais mitos e verdades sobre engravidar ou não. Vamos ver?

1) A pílula usada por muito tempo leva a esterilidade : Mito. O ginecologistas afirmam que as mulheres podem tomar o contraceptivo sem preocupação.

2) Após a relação fazer higiene genital evita a gravidez: Mito. Os ginecologistas esclarecem que os espermatozoides atinge 45 km/h e vão direto para o colo do útero, com ou sem higienização da região.

3) Observar a ovulação através da temperatura do corpo. Mito. Esse é um assunto que possui algumas divergências. Mas, o ginecologista Luiz Fernando Dale diz que medir a temperatura não dá certo.

“A temperatura é elevada em 0,5°C a 1°C 48 horas depois que ocorreu a ovulação. Quando a pessoa constatar que ovulou, o óvulo já não existirá mais”, esclarece ele. O ginecologista aconselha fazer o teste da ovulação por meio da urina para “cercar” a hora da ovulação. Já o médico Paulo Gallo alerta para a o fato da temperatura corporal poder variar de acordo com o estado de saúde da mulher, e, por isso, não serve meio detecção da ovulação.

4) Pode-se engravidar durante a menstruação. Mito. O que pode acontecer, segundo o ginecologista Paulo Gallo, é a mulher ter um sangramento e pensar que é menstruação e aí, engravidar nesse período.

“Normalmente, o endométrio não está pronto para receber uma criança no período menstrual”, explicou Gallo.

5) Ciclo menstrual irregular gera problemas.verdade

“Mulheres com o ciclo muito irregular não ovulam corretamente”, explicou Paulo Gallo. Segundo o médico, o melhor a fazer é buscar orientação profissional para resolver o problema.

6) Tratamento para engravidar aumenta probabilidade de ter gêmeos.Verdade. Tratamentos que incentivam a ovulação provavelmente aumentam as chances da gravidez de gêmeos. Mas não devem ser usados para pacientes que não apresentam problemas de fertilização, não há sentido em tomar medicamentos para este fim já que assim, pode ter dois ou mais filhos.

7) Para ter gêmeos é preciso ter caso na família. Mito. São dois tipos de gêmeos: os univitelinos e os bivitelinos. Os univitelinos são de um mesmo óvulo, idênticos e tem influência genética. Os bivitelinos acontecem devido a tratamentos para engravidar.

8) É necessário ter relações sexuais todos os dias para engravidar. Mito. Para quem não tem problema de fertilidade, o ato sexual realizado 3(três) vezes por semana,  já é suficiente para mulher engravidar.

“O esperma permanece nas trompas por cerca de dois dias, assim quando a mulher ovular, ele estará lá”, esclarece.

9) Engravidar sem penetração. Verdade

“A mulher pode engravidar se a ejaculação for próxima à vagina”, alerta José Bento. Já Paulo Gallo explica que os casos são raros, mas acontecem.

10)Tratamento de fertilidade garante uma gravidez. Mito

“A medicina da reprodução tem tecnologias que ajudam no processo da gravidez, mas tem coisas – como a natureza – que ela não consegue vencer”, disse Luiz Fernando Dale. A idade é o maior problema já que no fim da idade reprodutiva a mulher não ovula todos os meses, o que dificulta a gravidez.

11)A idade máxima para ter filhos é até 30 anos. Mito. A ovulação da mulher vai até os 35 anos na mesma proporção. Após esse período a produção ocorre uma queda. Mas, enquanto houver ciclo menstrual, a mulher pode engravidar, haverá mais dificuldades e sem contar que o envelhecimento dos óvulos pode gerar má formação na criança.

12)Engravidar na primeira relação sexual.Verdade. Tendo relação a possibilidade existe mesmo sendo a primeira vez, principalmente se estiver num momento fértil, caso não queira engravidar, escolha um método contraceptivo que se adapte ao seu organismo e estilo de vida.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *