Dor de estomago pode ser gravidez

Falta de menstruação, seios mais sensíveis e até dor de estomago, podem ser sintomas de gravidez.

18/12/2012 13h22m. Atualizado em 10/03/2014 13h32m por:

 

dor estomago pode ser gravidezVocês sabiam que um dos sinais de gravidez é dor de estomago? A gravidez é um momento muito especial na vida de toda mulher, pois anuncia a chegada de uma novo Ser em seu ventre, e gera um dos amores mais bonitos que existem na vida, o amor maternal.

Mas acontece que nem sempre a mulher se dá conta de que está grávida quando surgem os primeiros sintomas, apenas começa a suspeitar da gravidez quando sua menstruação atrasa.

E por isso hoje vamos falar de um dos sintomas bem comum na gestação, a dor no estomago na gravidez, que costuma aparecer na maioria das mulheres bem no início da gestação.

Dor de estomago na gravidez

O que ocasiona a dor no estomago no início da gravidez:
Quando a mulher fica grávida, seu estomago passa a liberar mais enzimas digestivas que auxiliam o estomago na quebra dos alimentos. Estas enzimas formam o suco gástrico, que é um ácido produzido pelo organismo para dissolver alimentos sólidos em partículas menores.

Como ocorre o aumento desde ácido no estomago, a mulher passa a sentir algumas dores e aquela sensação ruim da queimação estomacal, e com isso passa a vomitar com frequência e a sentir cólicas na região abdominal.

Estes sintomas são mais comuns quando a mulher já sofre de algum problema do estomago, é ansiosa ou muito nervosa.

dor de estomago na gravidez

Dor de estomago pode ser indício de gravidez

Mas toda mulher grávida tem dor no estomago?

Não, este sintoma pode acontecer no início da gestação de muitas mulheres durante os 4 primeiros meses da gestação, mas não é uma regra geral.

E a dor estomacal também pode ocorrer devido ao aumento do útero na gravidez, que necessita de espaço interno e por isso comprime outros órgãos, dentre eles o estomago e o duodeno, causando assim estas dores.

Como Evitar a Dor de Estomago na Gravidez

Evitando a dor no estomago durante a gravidez:

– Se você está no início da gestação e está sentindo dores estomacais, a primeira dica é procurar seu médico de confiança, que ele poderá receitar algum remédio que amenize os sintomas da dor.

– Outra dica é mudar alguns hábitos alimentares, e também horários das refeições. Você deve fazer várias refeições ao longo do dia, para evitar que o estomago fique vazio, mas não deve comer coisas pesadas e de difícil digestão, principalmente na hora de dormir.

dor de estomago

Dor de estomago na gravidez, necessita alimentos leves e uma alimentação de 3 em 3 horas.

– Coma também alimentos ricos em fibras, para o bom funcionamento do sistema digestivo como um todo, e beba muita água e sucos durante todo o período da gestação.

Na dúvida consulte uma nutricionista, e lhe peça orientações sobre quais os alimentos ideais e que devem ser consumidos durante a gravidez, para deixar mãe e filho muito mais saudáveis.

Resumo: Muitas mulheres não sabem, mas um dos principais sintomas da gravidez não é o atraso da menstruação, mas sim o começo de uma dor no estomago que antes não estava por lá.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *