9 dicas para uma gravidez saudável sem engordar muito

Na gravidez a mulher deve engordar apenas o necessário para garantir a saúde do bebê e também dela própria.

06/11/2009 22h14m. Atualizado em 14/11/2014 15h10m por:

 

gravidez sem engordar muito

Na gravidez, geralmente a mulher sente mais fome, mas existe um ditado que diz: estou comendo por dois, que isso não seja sua meta, senão como vai ficar seu peso. O melhor mesmo é ter umagravidez saudável sem engordar muito

Engordar é muito fácil, mas emagrecer e voltar ao peso normal, leva mais tempo e esforço. Ainda quando se é jovem o processo é mais rápido. Na gravidez, achamos que o bebê precisa de bastante vitaminas e nutrientes, mas é necessário entender que devem estar atentos a quantidade e quais os alimentos que vão reforçar o organismo da mãe e o da criança, procurando ingerir alimentos saudáveis na quantidade correta, sem exageros.

Não é regra, pois cada organismo é diferente um do outro, como também a alimentação de uma pessoa pode variar da outra, mas geralmente, nos primeiros três meses, uma gestante necessita, em média, de 200 calorias a mais por dia. No segundo e no terceiro trimestres, esse valor fica entre 300 e 350 calorias calorias a mais.

Os alimentos ricos em calorias não são os mais adequados, temos como exemplo: salgados, frituras, massas e doces, não são o que seu filho precisa em sua gestação.

Quando sentir vontade de comer, pode, é só não extrapolar. Se tiver condições consulte uma nutricionista, ela poderá te orientar melhor. Coma de tudo, mais com moderação, tenha refeições bem divididas, na hora certa e movimente-se fazendo algum exercício (hidro, caminhada), sendo que estes devem ser liberados pelo seu médico.

Dicas para uma gravidez saudável

1- Faça um bom pré-natal

2- Tenha uma alimentação saudável e sem exageros

3- Tome suplemento de ácido fólico (seu médico lhe indicará)

4- Não tome medicação, sem falar com seu médico

5- Procure reduzir consumo de cafeína e excesso de doces

6- Não fume ou ingira bebida alcoólica.

7- Faça refeições de 3 em 3 horas

8- Durma pelo menos 8 horas diárias

9- Exercícios físicos desde que não haja restrição médica

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *