O que é parto humanizado

Antes de optar por um parto humanizado (normal) é necessário avaliar as condições da mãe e do bebê.

30/01/2013 19h05m. Atualizado em 22/07/2014 17h18m por:

 

parto humanizadoHoje em dia muito se fala em parto humanizado, mas nem todo mundo entende bem esse termo. O parto humanizado nada mais é do que a promoção do Parto Normal, ou seja, o apoio à causa do parto normal. Isso envolve dar a luz de cócoras ou em uma banheira, por exemplo. De fato, não há o que questionar em termos de ser melhor para o bebê e sua mãe, optar por esse tipo de parto se for possível, é muito mais saudável para ambos, apesar da dor que a mãe pode sentir no ato. Mas há algumas coisas que precisam ser citadas e levadas em conta de forma muito séria. Por exemplo, a insistência de membros do Sistema Único de Saúde em forçar um parto normal quando não há possibilidade da mãe o fazer.

Parto Humanizado, quando fazer?

Há alguns relatos que, em algumas cidades, algumas mães são forçadas a fazer o parto normal ou humanizado, mesmo que não estejam apresentando condições para isso. Nesses casos, o parto é forçado, e os problemas que mãe e bebê podem ter são redobrados. Não se fala muito nas coisas que não dão certo principalmente quando há campanhas envolvidas e apoio de governo, mas o fato é que o parto humanizado é uma das coisas com a qual é necessário cuidados e critérios. Quando está tudo propenso, tudo bem, mas quando a mãe alega estar em um quadro crítico, não adianta forçar.

parto humanizado na água

parto humanizado na água

Muitas mães perdem seus bebês ou ficam dias e dias internadas com problemas por causa de partos humanizados forçados, isso resulta em processo, só que muitas não sabem. É muito bom sim essa causa do parto humanizado, mas como já dito, tudo é ótimo na medida certa, tem mulheres e mulheres que são mães todos os dias, é questão de saber avaliar quem tem condições ou não de ter um parto assim. Por essa razão, informe-se sempre com seu médico em pré-natal e consultas, e se possível, combine com ele um valor caso seja necessária uma cirurgia de emergência, ou cesárea.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *