Barriga dura na gravidez

Até que ponto é normal a barriga dura na gravidez.

15/03/2013 23h47m. Atualizado em 15/03/2013 23h53m por:

 

barriga dura na gravidezA barriga fica dura na gravidez geralmente por volta da metade da gravidez, a partir das 25 semanas e nesta época podem ser chamadas de contrações de treinamento. A barriga da grávida fica dura, devido aos músculos do seu útero, com duração de 30 a 60 segundos, ocorre aleatoriamente e é indolor, mas nem todas as mulheres o sentem.

A barriga dura no terceiro trimestre de gravidez é conhecido por contrações de treinamento, contrações “falsas” ou contrações de Braxton-Hicks, nome de um médico inglês, que as descreveu pela primeira vez em 1872.

Diferenciar contrações de treinamento e as contrações de verdade

Como distinguir:

Contrações de treinamento:
Esse tipo de contração, onde a barriga fica dura ocorrem só algumas vezes por dia, e não mais que duas vezes por hora, podem atingir apenas uma parte da barriga e não aumentam de intensidade. Geralmente param quando a grávida muda de atividade. Se estiver muito tempo sentada, caminhe um pouco ou ao contrário se permaneceu muito tempo de pé deite-se ou sente-se.

Contrações do trabalho de parto:
Nas contrações de parto a barriga fica dura por mais tempo, em períodos mais regulares e mais doloridas. Cada contração que vêm é mais forte que a outra e intervalos menores, atinge a barriga toda e algumas gestantes sentem dores nas costas que permanecem mesmo mudando de atividade ou de posição. Logo que essas contrações de parto começarem, marque os horários, para seguir o espaço entre elas.

Barriga dura no início da gravidez

A barriga dura no início da gravidez pode ter como causa uma contração uterina, sendo que basta a grávida relaxar um pouco que elas desaparecem. Contudo, é melhor que a gestante converse com seu médico para ele orientar o que fazer e verificar se não há nenhum problema ocorrendo.

Quando devo me preocupar com as contrações?

-Contração acompanhada de secreção vaginal com água ou sangue pode indicar problemas com a placenta ou rompimento da bolsa.
-Se tiver com menos de 37 semanas de gestação procure atendimento médico.
-Se em uma hora tiver 3 a 4 contrações ou mesmo em intervalos regulares, pode ser que esteja entrando em trabalho de parto prematuro isso se estiver com menos de 37 semanas.
-Caso esteja com 37 semanas ou mais e as contrações estiverem frequente comunique ao seu médico e se dirija a um hospital.

De acordo com o ginecologista e obstetra Edilson da Costa Ogeda, do Hospital Samaritano, de São Paulo, esse é o sinal de largada para 60% das mulheres. Outro indício de que chegou a hora é a ruptura da bolsa, identificável pelo vazamento de líquido amniótico pela vagina, que ocorre em 20% das gestações. ‘Nos 10% restantes, o aviso pode aparecer na forma de um pequeno sangramento. Em menos de 2% dos casos, as mulheres não chegam a ter nenhum presságio’, diz o médico.

A partir do oitavo mês de gestação a gestante deve ir ao obstetra a cada duas semanas ou quando estiver sentindo algo que a esta incomodando ou deixando-a preocupada.Já no nono mês as consultas devem ser semanais.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *