Existem vários acessórios para facilitar à amamentação e deixar a mamãe o mais confortável possível. A amamentação é fundamental para a saúde física e emocional do bebê. O que não faltam, nos meios de comunicação, são campanhas enfatizando a necessidade da amamentação, a fim de garantir uma melhor condição de vida ao bebê, que necessita do leite materno para crescer saudável e imune a muitas doenças.
No entanto, o ato de amamentar pode desencadear situações inconvenientes e desagradáveis, desde simples manchas na roupa até ferimentos dolorosos nos mamilos.
Acessórios para facilitar amamentação
Pensando nisso, varias empresas desenvolvem diversos produtos para atenuar certas condições incovenientes da amamentação, incluindo:
– Absorventes para seios: com a finalidade de absorver o excesso de leite produzido pelos seios, os absorventes são posicionados dentro do sutiã, de forma a manter as roupas secas e limpas durante todo o dia, evitando a formação de manchas e odor característico. Podem ser encontrados nas farmácias ou lojas do gênero, nas formas descartáveis ou laváveis.
– Concha para seios: a concha para seios é outro dispositivo bastante útil e prático. Também colocada dentro do sutiã, mantém os mamilos arejados, no caso de ferimentos e rachaduras, além de ajudar na formação dos bicos dos seios. Alguns modelos possuem formatos que possibilitam armazenar o leite em excesso, após a amamentação, para uso posterior, através de mamadeiras.
– Pomadas para mamilos rachados: a grande maioria das mulheres que amamentam desenvolvem rachaduras nas mamas, em proporções variadas. Algumas sequer percebem a presença, tão minúsculos são os ferimentos. Outras sofrem em demasia, com os bicos totalmente rachados e com presença de sangramento e dor latente. Para isso existe uma infinidade de pomadas que minimizam esse quadro. A pomada de Lanonina pura é uma das mais indicadas para a cicatrização rápida das rachaduras. Os tubos pequenos são suficientes, pois costumam ter bom rendimento. Além do banho de sol que ajuda a cicatrização.
– Sutiãs para amamentação: possuem um formato adequado para dar sustentação as mamas e diminuir as possibilidades de deformações permanentes. Durante a amamentação, o peso das mamas aumenta de forma considerável, dilatando os tecidos e aumentando a circunferência regional. Com o uso desses sutiãs, o efeito da gravidade fica menos aparente e as possibilidades do seio ficar murcho, após o período de amamentação, reduzem sobremaneira, além do que facilita a exposição dos mamilos na hora de dar o peito à criança.
Atualmente, temos essas e outras diversas formas de minimizar os efeitos da amamentação sobre a saúde e estética das mulheres. O importante é tomar todas as medidas necessárias para não transformar a fase de amamentação, tão importante e expressiva para o relacionamento da mamãe e do bebê, em algo doloroso e traumático.