Síndrome do bebê sacudido

Jamais sacuda seu bebê, isso pode trazer consequências seríssimas.

18/03/2010 11h40m. Atualizado em 19/11/2014 21h48m por:

 

síndrome do bebê sacudido

Alguém já ouviu falar neste tema Síndrome do bebê sacudido. Trata-se de uma forma de abuso físico, que não é muito divulgado. Ocorre quando um adulto sacode um bebê, principalmente aqueles com idade menor que seis meses, devido estar irritado por ele chorar, ou por realizar algum ato sobre o qual não tem domínio.

Cabecinha do bebê

Vejamos o seguinte a cabeçinha de um bebê é grande e pesada em relação ao resto do corpo. Entre o cérebro e crânio há um espaço livre destinado ao crescimento e desenvolvimento; e tem o fator de que os músculos do pescoço da criança ainda não estão desenvolvidos e fortalecidos.

Consequências ao sacudir um bebê

É necessário ter consciência sobre este assunto. Como o bebê encontra-se em desenvolvimento, esses movimentos bruscos podem causar: cegueira, hemorragia na retina, lesões oculares, surdez, fraturas nos ossos, paralisia cerebral, deficiência mental e até mesmo levar à óbito. O assunto em questão é tão sério que em novembro de 2009 na Faculdade de Medicina da USP, o tema entrou num projeto internacional de maus tratos contra bebês.

Vejam um vídeo sobre a sindrome do bebê sacudido, e de como os pais e pessoas que cuidam do bebê devem agir, para que tal agressividade não ocorra:

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *