A importância e os benefícios de consumir Ômega 3 durante a gravidez, e os benefícios que ele traz para a mãe e o bebê, auxiliando na redução dos partos prematuros espontâneos, interfere no desenvolvimento cerebral e da retina do feto e, ainda, ajuda na prevenção de alergias infantis. Existem alimentos que contêm este nutrientes, como é o caso do salmão, atum, nozes, sementes de linhaça e de chia.
Alimentos fontes de Ômega 3
O salmão e o atum são fontes de ômega 3, mas ao mesmo tempo sofrem contaminação por mercúrio, um metal pesado que pode fazer mal tanto para a saúde da mãe como do bebê. Sendo assim, a semente de linhaça e de chia seriam melhores, a farinha não aconselhamos já que, ao longo do processo de armazenamento, esta gordura pode oxidar e se perde as propriedades do ômega 3.
Suplementação as vezes se torna necessária
A alimentação é uma das formas de consumir omega 3 durante a gravidez, entretanto mesmo com uma dieta balanceada e o consumo dos alimentos mencionados acima, a gestante poderá não atingir a quantidade mínima diária indicada de ômega 3, que é de 200mg/dia (recomendada pela Comissão Européia, desde 2007). Sendo assim, a gestante terá que garantir essa dose recomendada através de suplementação, ou seja, tomando capsulas.
Existe no mercado o Proepa Gesta do laboratório Aché, as capsulas vêm com 250mg de DHA concentrado, são mini capsulas que até ajudam nesse momento, pois algumas gestantes sentem muito enjoô.
Uma dieta saudável e equilibrada na gestação é importantíssimo tanto para mulher quanto para o bebê, mas antes de consumir qualquer suplemento é importante que converse com seu médico a respeito, a ingestão de suplemento de ômega 3 durante a gestação varia de gestante para gestante, vale a pena informar-se e garantir bem estar a você e ao bebê.