Inchaço na gravidez: como amenizar esse problema

A retenção de liquido e o inchaço na gravidez necessita de cuidados, descanso e exercícios, desde que, com orientação médica.

05/04/2010 20h22m. Atualizado em 02/04/2014 14h22m por:

 

elevar as pernas na gravidez evitar inchaçoO inchaço na gravidez, principalmente nos membros inferiores é comum e ocorre na maioria das mulheres. Mas para ter uma gravidez com menos incomôdo possível, existem algumas medidas preventivas que podem ser aplicadas antes de engravidar. Essas são, procurar estar no peso ideal, largar o cigarro e equilibrar a alimentação são os primeiros passos.

Retenção de liquidos

Muitas mulheres do início ao fim da gravidez tentam driblar e amenizar os inchaços e a retenção de liquidos que ocorrem nesse período. O inchaço é consequência da retenção de líquido na gravidez e do aumento do tamanho do útero. A região pélvica fica cada vez mais apertada , consequentemente comprime os vasos sanguíneos. Prejudicando a circulação e acaba deixando aquela sensação de formigamento nos pés e mãos. O calor que temos no verão e o excesso de líquido presente no sangue da gestante acabam contribuindo com o efeito bexiga! Passar muito tempo em pé ou sentada está proibido.

Existem certos fatores que influenciam esses inchaços, como: a idade da grávida; número de filhos; a mulher estar acima do peso; grávida de gêmeos; fumante ou gravidez por meio de inseminação artificial.

inchaço na gravidez

Inchaço na gravidez

Se o inchaço for intenso, afetando mãos, os braços e o rosto ou, ainda se o peso da grávida estiver muito acima, poderá haver formigamento dos braços, limitação de movimentos dos dedos das mãos e dor na região da nuca. Podem ser sinais de problemas nos rins, como diabete gestacional ou pressão alta. Sendo assim, necessita tratamento e acompanhamento médico, devido ao risco que a gestante e o bebê podem estar correndo.

Exercícios que a gestante pode praticar

Quanto aos exercícios que a gestante pode praticar, os mais aconselháveis são ginásticas de baixo impacto e caminhadas. Toda e qualquer atividade deve ter conhecimento do obstetra ou ginecologista que estiver acompanhando o pré-natal da gestante, pois para cada gestante, há um tipo de atividade mais adequada.

Sendo que a hidroterapia e o RPG, são indicados apenas a partir do terceiro mês de gestação. O importante é trabalhar corpo e mente nesse período tão importante.

Podendo se beneficiar de aulas de pilates, ioga ou hidroginástica desde que autorizada pelo médico . Ajudam a manter o peso, além de proporcionar saúde para o feto e para mamãe e irão ajudar a dimuir os inchaços que incomodam tanto.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *