Gravidez, gripe e resfriados: Saiba como prevenir com cuidados e vacina

As grávidas tem que ter cuidados especiais e redobrados para prevenir gripes e resfriados.

08/04/2010 11h34m. Atualizado em 02/04/2014 14h14m por:

 

gravidez prevenção gripe

O vírus da gripe A (H1N1)ou virus de qualquer gripe, pode sobreviver em superfícies como mesas, maçanetas, bebedouros, copos, telefones etc. enfim toda superficie que as pessoas normalmente costumam colocar suas mãos. Isso ocorre, porque ao tossir ou espirar a pessoa contaminada com o vírus acabam contaminando os ambientes e o vírus permanecem ali por um bom tempo.

Higiêne com as mãos para evitar contagio vírus gripe

Sendo assim, a importância de ter bons hábitos de higiêne, como lavar as mãos sempre e quando isso não for possível procure usar o álcool gel . A higiêne das mãos é muito importante para evitar a gripe ou qualquer tipo de doença que seja por contágio. O vírus pode estar em lugares que uma pessoa contaminada tenha passado. Lembramos também que o vírus se propaga no ar, então fiquem atentos a ambientes fechados.

Ambientes fechados

Não entendo, é só esfriar, que vemos uma diferença em ambientes fechados, como exemplos os shoppings ficam quentes e muitas vezes abafados, da impressão que falta ventilação. Temos essa sensação, principalmente quando nos deparamos fora desses ambientes, sentimos o impacto de como esta mais frio no local aberto. O calor em lugares fechados e sem ventilação são suficientes para favorecer uma proliferação de vírus e bactérias.

vacina contra gripe em gestante protege bebê

Vacina contra gripe em gestante

Grávidas tem diminuição de imunidade

A grávida tem sua imunidade a algumas infecções diminuida , devido a esse motivo o risco de desenvolver uma infecção é maior. Os riscos mais graves relacionados com a gripe A (H1N1) podem incluir trabalho de parto prematuro e pneumonia. Sendo assim a gestante deverá redobrar seus cuidados para se proteger e ao seu bebê, adotando todos os cuidados.

Vacinar contra a gripe A (H1N1)

Caso não tenha nenhuma contra-indicação em vacinar contra a gripe A (H1N1), o Ministério da Saúde prorrogou o prazo da vacinação até o dia 23 de abril, para as grávidas, doentes crônicos (menos os idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos. A grávida tendo autorização de seu médico pode vacinar contra gripe na campanha anual.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *