Depressão Infantil: Informação e procedimento

A depressão atinge qualquer faixa etária, então pais é preciso estarem atentos.

22/09/2009 08h38m. Atualizado em 19/11/2014 21h46m por:

 

Depressão em criança

Depressão Infantil – Informação e procedimento.  Hoje estamos diante da depressão infantil sem causa concreta, vemos como um dos problemas sérios da nossa atualidade e já esta afetando um número crescente de crianças.

Estudiosos dizem que se trata de uma perturbação orgânica que envolve variáveis biológicas, psicológicas e sociais. Segundo alguns psicólogos, a enfermidade pode estar ligada a algum comprometimento da personalidade dos pais, baixa auto-estima e autoconfiança.

Alguns comportamentos caracterizam o surgimento da depressão em crianças. Ela ficam mais quieta , não tem vontade de brincar, tem falta de apetite, apresenta baixa auto-estima e acredita que tudo o que faz não serve para nada e não é perfeito.

Depressão infantil

A tristeza pode ser resultado da perda de algo ou alguém muito significativo. A morte de um animal de estimação, a perda de um brinquedo, a ausência dos pais, o afastamento de um amigo, são motivos que podem desencadear uma depressão na criança. Um dos sintomas que muitas vezes aparece na criança que se encontra deprimida é dores de cabeça e barriga.

É super importante os pais prestarem atenção ao aparecer dois ou mais sintomas desses, combinados por um período maior e com alguma freqüência. A criança nesta fase, se estiver depressiva, passa a não gostar de seus afazeres e não sente prazer em fazê-los, além de se tornarem agressivas, irritadas e sonolentas.

Livro sobre depressão
Caso essa fase passe despercebida e não haja tratamento a tempo, o problema tende a se acentuar, e acaba complicando o quadro posteriormente. Na maioria das vezes, faz-se necessário um acompanhamento multidisciplinar de psicólogo, médico e nutricionista, essa ultima vai desenvolver uma alimentação adequada que é importante para o equilíbrio do organismo.

depressão ajuda psicológica

Crianças de pais depressivos apresentam mais comumente estas características, principalmente quando um de seus familiares é visto como modelo. Para criança em fase de crescimento e amadurecimento, pode acreditar ser este um comportamento adequado.

Qualquer alteração ou sinal na criança em relação ao seu comportamento, busque imediatamente aconselhamento profissional, quanto antes for tratada a depressão infantil, menos sequelas ficam para idade adulta.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *