Enurese em Criança ou Incontinência Urinária Infantil

criança xixi na cama

A Enurese ou incontinência urinária infantil ou fazer xixi na cama e acordar molhada, antes dos seis ou sete anos, se  esse fato ocorrer uma vez ou outra ainda não caracteriza um problema ainda.

As vezes basta algumas dicas médicas e disciplina e tudo se resolve na enurese infantil. Mas se a criança não consegue segurar a urina durante a noite e acaba sempre fazendo na cama, é necessário ser investigado pelo pediatra. Não é normal ou intencional esse ato e os pais por sua vez não devem culpar a criança, pois acaba interferindo de maneira negativa na sua auto-estima.

Existem a enurese primária que geralmente tem causa orgânica (infecção urinária, relacionada com a espinha dorsal, diabete ou disfunção hormonal, nesse tipo de enurese a criança nunca conseguiu controlar a vontade de fazer xixi enquanto dormia.

Enquanto que a enurese secundária envolve doenças ou problemas psicológicos, cobrança dos pais para que o filho controle e amadureça o ato de fazer xixi, gerando ansiedade.

Tratamento Enurese em Criança

Para ajudar seu filho:

-Se não for causas orgânicas, evitar de expor seu filho e muito menos falar sobre o assunto com outras pessoas.
Usar uma critica construtiva sem expo-lo ao rídiculo.
-Colocar prêmios para motivar, sendo que cada dia que a criança não urinar na cama deverá marcar numa tabela e receber pequenos presentes.
controlar a quantidade de liquido antes de dormir e estimular para que ela va ao banheiro pelo menos duas vezes antes de deitar.
-Existe um exercício que pode ajudar a criança fazer xixi em dois tempos, começando a urinar segurar e após seguir urinando.

Se essas dicas acima não funcionarem existe um medicamento em spray nasal a base de hormônio antidiurético, ajuda o corpo a reabsolver água e reter a urina, mas este tipo de procedimento só com acompanhamento médico.

Mas se ainda o comportamento da criança não mudar, será necessário um acompanhamento psicológico até que o problema se resolva.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>