Nariz entupido em Criança

admin August 5, 2009 1

Nariz entupido em criança parece inofensivo, mas pode gerar problemas sérios na saúde. Pode ser apenas um resfriado, uma crise alérgica ou alguma sujeira atrapalhando a via respiratória. Mas, o nariz entupido nas crianças também pode indicar má formação ou doenças mais graves, como a presença de tumores nasais. O fato é que a dificuldade de respiração prejudica a qualidade de vida e o desenvolvimento infantil, não devendo ser ignorada pelos pais.

nariz entupido

Menos ar, menos ânimo, quando a criança não respira corretamente, há uma diminuição na quantidade de oxigênio no organismo, o que pode afetar seu desenvolvimento.

Entre outras consequências, estão o aumento das olheiras, alterações nos dentes, como a mordida cruzada, e a cardiomegalia, que é o crescimento maior que o normal do coração. A respiração incorreta causa um impacto também nas atividades do dia a dia, a criança, não dorme bem e tem menos fôlego.

Outros aspectos afetados são o rendimento escolar, o humor e o preparo físico, o que pode provocar isolamento, pois quem sofre com o nariz entupido não consegue aprender e brincar no mesmo ritmo dos colegas. É importante para um bom desenvolvimento físico, mental e social e uma boa respiração nasal

Quando Procurar ajuda médica para nariz entupido

- De acordo com a especialista, os pais devem se preocupar quando o entupimento nasal for acentuado e constante, ou seja, por mais de 10 dias.
- Se o paciente depende dos remédios para desentupir o nariz, tem dificuldade de dormir ou sono agitado, fazendo muito barulho, também é hora de consultar um médico para averiguar o que está acontecendo.
- A médica alerta que só com acompanhamento especializado é possível identificar e tratar as causas, sendo um risco para a saúde da criança medicá-Ia por conta própria.

As famosas gotinhas de alívio para nariz entupido:

gotas nasais

- Há vários tipos de remédios em gotas para a desobstrução nasal. Os vasoconstritores, aplicados na narina, levam a uma melhora do nariz entupido, mas por pouco tempo, cerca de uma hora, pois, na realidade, não é um tratamento e, sim, um paliativo.

- O perigo é que o medicamento pode mascarar o problema, sem resolvê-lo, não devendo ser usado por um longo período. O melhor é consultar um médico.

Opções de tratamento para nariz entupido

- Uma das possibilidades é a retirada da adenoide, chamada popularmente de carne esponjosa, que é um dos principais fatores da obstrução nasal.
- Com medicamentos de via oral ou tópicos, receitados pelo médico para cada caso, o que pode incluir antialérgicos.
- É indicado retirar do quarto o que acumula poeira no ambiente e ácaros, evitar cheiros fortes e não dormir com o cabelo úmido.
- É importante o uso de lavagem nasal com solução fisiológica a 0,9%
- Elevar o travesseiro a noite

Quer saber mais: Nariz entupido – causas e tratamentos

Relacionados »

Comentar »

Comente via Facebook!