Infertilidade masculina, quando o problema vem dele

A dificuldade de engravidar pode estar relacionada ao homem, existem exames que podem comprovar isso.

28/04/2010 20h55m. Atualizado em 02/04/2014 13h50m por:

 

infertilidade masculinaAntigamente a mulher carregava sozinha a responsabilidade quanto a dificuldade de engravidar, hoje sabemos que o homem também pode apresentar alguns problemas de infertilidade. Temos exames atualmente que podem identificar um possível problema físico que esteja impossibilitando a gravidez, como dificuldades de ereção e ejaculação, detectada através do exame de espermograma.

Caso constate que as chances são baixas, existe a reprodução assistida, no laboratório, é possível a fecundação de um óvulo com apenas um espermatozóide, conseguido do esperma ou retirado diretamente do testículo.

Na infertilidade masculina o primeiro exame que o médico geralmente solicita é o espermograma, para saber a quantidade e a qualidade dos espermatozóides. Num homem normal, a média é de 20 milhões de espermatozóides por mililitro de esperma. Se a quantidade de espermatozóide  for um pouco inferior e não constatar nenhum outro problema , não quer dizer que não poderá engravidar sua companheira, principalmente se ela tiver menos que 35 anos.

infertilidade masculina

Diminuição de espermatozoide

Espermograma

Mesmo que o esperma seja normal no espermograma, existe outras possibilidades dos espermatozóides estar tendo dificuldade de penetrar e sobreviver no organismo feminino, sendo assim, existe um exame que é realizado no dia posterior de uma relação sexual, onde colhe-se a secreção do colo do útero para verificação,converse com seu médico.

Exames mais específicos para Infertilidade Masculina

Existem também os exames que podem diagnosticar a infertilidade masculina, como também aspecto do próprio organismo masculino.

Oligospermia – verifica baixo número de espermatozóide

Azoospermia – detecta não produção de espermatozóide em razão de insuficiência testicular ou completa ausência do mesmo.

– pouca mobilidade dos espermatozóides. Neste caso eles tem dificuldade para se locomover através do colo uterino e encontrar o óvulo na trompa.

– O espermatozóide possue formato inadequado, o que o impossibilita de perfurar a camada externa do óvulo.

– Posicionamento dos testículos fora do escroto, é a criptorquidia, mesmo seja corrigido pode levar à infertilidade. O mal posicionamento da uretra impede a deposição do sêmen, no fundo da vagina, não resultando a gravidez.

Exames mais especializados também podem se solicitados, inclusive um ultra-som do escroto, exame de função do esperma, exame genético, ou uma biópsia dos testículos. Geralmente por intermédio de um urologista ou um especialista em reprodução humana.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *