Acupuntura infantil: indicação e contraindicação

A acupuntura em bebês ajuda bastante no alívio de cólicas, prisão de ventre e também no congestionamento nasal.

19/05/2010 22h00m. Atualizado em 19/11/2014 21h49m por:

 

acupuntura infantil

A acupuntura infantil, vai trabalhar pontos que o organismo humano possui, uma rede de canais, chamados meridianos, nos quais circulam energia. Sendo que nesses meridianos, ligados a órgãos vitais, encontram-se pontos trabalhados pela acupuntura.

Técnica de acupuntura em criança

Muitas vezes na acupuntura infantil, em vez de usar as agulhas tradicionais usa-se mocha (estimulação através do calor) ou sementinhas colocadas na orelha e no corpo, havendo liberação de um neurotransmissor que tem efeito analgésico.

Com a técnica de acupuntura, há uma liberação de substâncias que faz com que o sistema imunológico reaja. A acupuntura utiliza recursos do próprio organismo para obter o equilíbrio.

Acupuntura previne e trata

A acupuntura infantil previne e trata vários problemas, como: hiperatividade, dificuldade para dormir, dor muscular, diarréia, prisão de ventre,diminuição do apetite, enurese noturna, renites, resfriados, asma entre outras doenças que acometem as crianças.

tecnicas acupuntura em criança

A acupuntura infantil poderá ser usada isoladamente ou em conjunto com medicamentos. É possível que no decorrer do tratamento de acupuntura a criança diminua a dependência de medicamentos. O número de sessões de acupuntura depende da evolução do quadro, mas o importante é que se faça no mínimo 10 sessões.

Contraindicação

Não existe contraindicação do tratamento de acupuntura infantil, ao contrário vai só ajudar, e os pequenos responde bem a técnica pois o fluxo de energia é mais superficial neles. O importante é que os pais não passem insegurança a criança enquanto estiver em tratamento, pois só assim a criança vai acostumando e passa a confiar e não sentir medo nas sessões. Apesar de tudo o médico da criança tem que ser informado e o profissional tem que ser habilitado.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *