Dor de ouvido em bebê: Sintomas, causas e tratamentos

07/04/2015 17h18m. Atualizado em 09/04/2015 23h18m por:

 

dor de ouvido em bebêÀs vezes quando o bebê fica mais inquieto, recusando a amamentação, não tem uma boa noite de sono, ou chora muito na hora de dormir, ele pode estar sofrendo com dor de ouvido.

A dor de ouvido, ou otite, é uma infecção que afeta o ouvido médio das pessoas em várias idades, e em especial nos bebês e crianças menores, causando assim dor, febre e incomodo na hora de se alimentar, e muito desconforto e inquietação, principalmente na hora do bebê dormir.

Esta infecção acontece nas tubas auditivas, que interligam o ouvido médio ao nariz e a garganta, e que ficam localizadas atrás dos tímpanos. Ela pode ser causada por uma série de fatores, dentre os quais o acumulo de líquidos no local, por vírus e bactérias, um inchaço proveniente de resfriados ou gripes, e também por uma infecção respiratória ou alergia de vias superiores (garganta e nariz).

Causas da dor de ouvido em bebês

A otite é muito mais comum em bebês e crianças pequenas devido as suas tubas auditivas serem menores e localizadas na posição horizontal, e que com o passar dos anos crescem alguns centímetros, assumindo uma posição vertical.

Ela também pode aparecer quando entra água no ouvido da criança durante o banho, ou mesmo quando o bebê apresenta sintomas de resfriado, que acabam causando o inchado e inflamação na região das tubas auditivas, e com isso a dor de ouvido.

Sintomas da dor de ouvido em bebês

Os principais sintomas da otite em bebês são:

• Bebê inquieto e chorando bastante, principalmente na hora de dormir;
• Dificuldade em se alimentar, aonde o bebê recusa o peito da mãe;
• Falta de apetite;
• Bebê passando a mão nos ouvidos a todo instante;
• Dificuldade em deitar do lado que está doendo o ouvido;
• Ficar balançando a cabeça de um lado para outro;
• Febre moderada que não passa dos 38,5º C.

Em casos mais graves o tímpano acaba sendo perfurado, e com isso ocorre à presença de pus e cheiro ruim no ouvido.

Tratamento da dor de ouvido em bebê

Quando surgem os sintomas da dor de ouvido no bebê, o primeiro passo é procurar o pediatra e informar todos os sintomas que a criança está apresentando.

Ele irá receitar remédios para controle da febre e diminuição das dores, e em alguns casos irá receitar antibióticos, se for constatada a infecção no ouvido.

Também é importante que, nesta fase em que o bebê está sentindo dores, dar a ele muito líquido e comidas mais pastosas, já que a otite pode ser causada por uma infecção na garganta, e por isso fica mais difícil digerir alimentos.

Dicas para aliviar os sintomas da dor de ouvido em bebês

E para aliviar as dores de ouvido do bebê a mamãe pode passar a ferro uma fraldinha de pano, a deixar amornar, e colocar no ouvido da criança, desde que em uma temperatura que não o machuque. O calor da fraldinha ajuda a aliviar os sintomas da dor, e ela conseguirá dormir com mais tranquilidade.

Já as dores de ouvido que acontecem dentro de um avião podem ser aliviadas dando-se de mamar ao bebê, em especial na hora da decolagem e pouso. O movimento de sucção que o bebê faz ao amamentar ajuda a aliviar a pressão interna na região do ouvido, diminuindo assim a dor momentânea.

Por último vale lembrar, nunca pingue nenhum remédio ou leite ou óleo no ouvido do bebê, a não ser que seja prescrito pelo médico. E em casos aonde a dor de ouvido é frequente, é importante realizar consultas com um médico otorrinolaringologista, para que a audição do bebê não seja prejudicada.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *