Diarreia em bebê: Sintomas e tratamentos

Existem um conjunto de sintomas que caracterizam a diarréia, o importante é saber se o quadro que seu bebê apresenta é diarréia e iniciar tratamento de imediato.

04/12/2010 18h34m. Atualizado em 19/11/2014 21h52m por:

 

Diarréia em bebê

Como saber se o bebê está com diarréia? Se o seu bebê estiver com cocô mole ou aguado, com mucus de cor amarelada ou esverdeada, é diarreia. Simplesmente por apresentar cocô mole, não significa que seu bebê esteja com diarreia, é um conjunto de sintomas.

Os bebês mais novinhos que só mamam no peito, têm naturalmente um cocô mais molinho e até um pouco aguado e eles podem fazer de pouquinho em pouquinho, chegando à sujar até 8 fraldas de cocô por dia. Já um bebê maior que já possui alimentação mais variada pode fazer cocô desde várias vezes ao dia à três vezes. Não tem padrão.

O que causa a diarréia em bebês?

A diarreia de seu bebê pode ser causada por uma infecção gastrointestinal, um problema alimentar como intolerância ao leite ou suco de frutas, por exemplo, ou por vermes.

Alguns dizem que a dentição pode causar diarreia também, mas não é bem diarreia, é mais um cocô mole, devido à tanta saliva engolida.

Como tratar a diarréia em bebês?

Importante é manter o seu bebê bem hidratado. Se o seu bebê não estiver vomitando, continue a alimentá-lo normalmente, uma dica é se ele estiver comendo alimentos sólidos, prepare um arroz com batatinha e caldo de frango com um fio de óleo.

O grande perigo da diarreia é a desidratação e essa pode levar à morte. Muita gente confunde diarreia com desidratação. A desidratação ocorre quando existe perda de líquidos pela diarreia. Neste período procure não oferecer líquidos doces para criança como sucos de frutas ou chás adoçados. O açúcar só vai fazer a diarreia piorar.

A diarreia no seu bebê acima de 4 meses, pode ter como causa suco de frutas, você só terá a prova se deixar de dar e substiruir por água por um período, não melhorando durante o dia, leve a criança ao médico.

Não use remédios para eliminar a diarreia. Eles podem causar danos ao organismo de seu bebê sem realmente melhorar os sintomas. Se o seu bebê já come alimentos sólidos, continue a alimentá-lo normalmente. Se o bebê não quiser comer, não se preocupe, mantendo-o hidratado, o seu apetite vai voltar em um ou dois dias.

Soro Caseiro

O importante é não deixar a criança desidratar-se. Para isso, o SORO CASEIRO tem papel importantíssimo.Diferente do que muita gente pensa, o SORO CASEIRO não é para cortar a diarreia e sim para evitar a desidratação. Dê uma dose do soro à cada vez que o seu bebê fizer cocô. Dessa forma, o líquido perdido com o cocô será reposto e seu corpo não se desidratará.

Se o seu bebê tem menos que 3 meses, logo que começe os primeiros sintomas de diarreia leve-o ao pediatra para ter certeza sobre o que fazer e o que dar a ele. A diarreia pode piorar mais rápido nos pequeninos, pois eles ainda não apresentam boa resistência, então fique de olho!

Veja mais: Vômito e Diarréia em Criança Receita Soro Caseiro

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *