Como saber se o leite materno é fraco e insuficiente para o bebê

O leite materno é o alimento mais completo para seu bebê, e até ele completar 6 meses de idade, ele supre tudo o que o organismo da criança necessita.

27/03/2015 00h44m. Atualizado em 09/04/2015 23h19m por:

 

leite materno insuficienteO leite materno é o alimento mais completo e o mais nutritivo que deve ser dado ao bebê durante os seis primeiros meses de vida, proporcionando a ele 250 substâncias que lhe garantirão inúmeros benefícios para sua saúde e seu crescimento.

E o gesto de amamentar é algo tão completo e especial, que o leite materno além de alimentar o bebê ainda o mantém hidratado, dispensando assim a necessidade de dar água para criança.

Outro fator importante sobre a amamentação é o laço de carinho que é desenvolvido pela mamãe e seu bebê, que ajuda a tranquilizar, permitindo assim um momento único e especial na vida de ambos.

Meu leite materno é fraco, e agora?

Apesar de todos os benefícios que a amamentação tem a oferecer, ainda é comum ouvir relatos de muitas mamães, em especial as de primeira viagem, achando que seu leite é fraco ou insuficiente para alimentar seu bebê.

Esta é uma dúvida muito comum, mas que não é verdadeira, já que não existe leite fraco, e isto é um fato comprovado por especialistas em todo mundo.

Outro ponto a se destacar é que a grande maioria das mamães produz leite suficiente para amamentar seus filhos, mas no início da amamentação o bebê e sua mãe terão uma fase de adaptação, já que o bebê vai aprendendo a mamar e aos poucos este ato de amor vai se tornando muito mais fácil.

leite materno

Quando a mãe por algum motivos nos primeiros dias não puder amamentar no peito, pode-se utilizar um copinho como na figura e oferecer o leite materno

 

Mas porque meu bebê chora bastante?

O que leva as mamães a dizerem que seu leite é fraco ou insuficiente é o fato de o bebê chorar muitas vezes, mesmo quando foi amamentado há pouco tempo. E aqui é importante dizer que o bebê chora muitas vezes, principalmente nos primeiros dias de vida, por ser esta sua única maneira de chamar a atenção da mamãe, e desta forma ter o carinho e atenção que tanto necessita.Também seu organismo esta se adaptando a vida aqui de fora.

Porque o bebê amamenta várias vezes em intervalos curtos

É importante dizer que o bebê acaba mamando mais vezes em um intervalo curto por dois fatores, o primeiro é que ele ainda não sabe mamar direito, e com isso precisa descansar algumas vezes antes da próxima amamentação; e o outro motivo é que o leite materno é digerido em um tempo muito menor que o leite de vaca, e com isso o bebê ficará com fome muito mais rapidamente nestes primeiros meses, e por isso chora para mamar em intervalos de tempo reduzidos.

Fatores que dificultam a amamentação do bebê

Existem também alguns fatores que acabam dificultando a amamentação, e o principal motivo é o bebê não conseguir sugar o leite da maneira adequada. E quando isto acontece o bebê se amamenta pouco, e cnsequentemente a produção de leite diminui.

Outro impedimento para uma boa amamentação esta relacionada ao medo e insegurança, e a alguns fatores emocionais, que acabam deixando a mamãe mais ansiosa e preocupada, dificultando assim o ato de amamentar.

Hábitos que ajudam a amamentar

Na fase de amamentação também é fundamental mudar alguns hábitos, como não fumar, não consumir bebidas alcoólicas e não ingerir muita cafeína, pois isto pode influenciar de maneira negativa a produção de leite materno, causar irritação, perda de peso, e também prejudicam a saúde do bebê.

Alguns alimentos também devem ser evitados ou consumidos em menor quantidade, dentre eles os alimentos que alteram o sabor e o cheiro do leite materno, como o alho, a cebola, a couve, o nabo, e a brócolis.

Amamente seu bebê com leite materno não só por seis meses, mas por um tempo mais elevado, e com isso ele será uma criança muito mais saudável, e cheia de disposição e energia.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *