Otite – Dor de ouvido em criança

As otites em crianças pequenas ocorrem mais na estação de inverno.

15/09/2010 22h44m. Atualizado em 19/11/2014 21h51m por:

 

otiteOtite é uma inflamação do ouvido causada por um acúmulo de líquido no sistema auditivo. Embora seja uma simples infecção, a otite (dor de ouvido), pode acarretar uma perda momentânea até uma perda permanente da audição.

Estudos indicam que a otite média atinge aproximadamente 90% das crianças menores de sete anos. No inverno, a doença é mais comum. Segundo as estatísticas, 75% das crianças podem ter o mesmo problema três vezes por ano.

Assim, fique atenta e qualquer manifestação leve ao médico. A perda auditiva causada pela otite média normalmente é temporária e reversível, mas é constante e não tratadas adequadamente, podem tornar-se perda auditiva irreversível.

Teste de audição em crianças

Toda criança deve fazer um teste de audição antes de entrar o ano letivo. A perda auditiva causada por quadros de otite pode causar atrasos no desenvolvimento da linguagem, distúrbios da fala e da capacidade de aprendizagem reduzida.

Os Pais devem ficar atentos quando perceber que a criança parece distraída, não responde imediatamente ao seu chamado ou quando assistem TV em grandes volumes por exemplo.

Segundo o perito, quando uma criança tem otite, a fisiologia do ouvido tem o trabalho dificultado. Normalmente, depois de um tempo, se ela for tratada, pode haver melhora.

Caso a criança não respire pelo nariz, a comunicação é prejudicada por causa da trompa de Eustáquio, que é um canalzinho que liga o nariz ao ouvido.

Quando há muitas infecções no ouvido, esse canalzinho permanece bloqueado, a secreção não é drenada de maneira efetiva, ocorrendo acumulo dessa secreção, pode acontecer uma diminuição da audição.

Otite externa em criança

A otite externa é uma inflamação da pele do canal do ouvido, causadas por bactéria ou fungos, geralmente não há febre, mas dói quando você toca , coça, fica vermelho o locaL, também pode inchar e a perda de audição também são comuns.

O tratamento da otite externa inclui analgésicos para alívio da dor, antibióticos e antifúngicos e medicamentos tópicos (colírios)no local. O calor local também ajuda a suavizar a dor. A região deve ser limpa apenas por um médico.

Otite média em criança

Otite média é a infecções de ouvido que ocorre mais em crianças . Principalmente durante ou após resfriados, gripes, alergias e infecções respiratórias na garganta ou porque as bactérias ou vírus subir na tuba auditiva e causam acúmulo de secreções no ouvido médio que causa inflamação, se não tratada, pode levar à perda total da audição.

No bebê, pode ocorrer otite média quando estão sendo amamentadas, principlamente antes de dormir. Dependendo da posição da criança, com a pequena trompa de eustáquio é mais horizontal que no adulto, o leite chega ao ouvido médio com maior facilidade podendo ocasionar inflamação.

Sendo assim, a melhor posição para amamentar e para prevenir a otite média é deixar que a cabeça do bebê fique levantada acima do corpo, quase numa posição sentada. Nos casos de estar dando alimentos a posição deve ser a mesma.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *