Método Ovulação Billings: Planejamento familiar natural

Método billings auxilia num planejamento natural da mulher engravidar.

14/10/2010 01h10m. Atualizado em 22/07/2014 21h15m por:

 

Método Billings

O Método Billings é considerado um controle de natalidade natural, sem o uso de drogas ou outros meios de prevenção da gravidez. Muito incentivada pela igreja, principalmente católicos, tem cerca de 97% de eficiência, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O método de ovulação Billings funciona na observação das mudanças do muco cervical diáriamente. Quando esta no inicio do ciclo menstrual ele é pouco, denso e espesso. Mas quando a ovulação se aproxima ele fica com aparência de clara de ovo e a quantidade aumenta, fica escorregadio e serve para facilitar o trabalho do espermatozóide.

tabela método billings

Vantagens do método billings

Uma vantagem é o fato de ser um meio único de observação e qualquer mulher pode usar com ciclos regulares ou irregulares, mulheres grávidas, lactentes, de baixa fertilidade ou em situações de estresse, independentemente também da situação sócio-econômica e cultural. O método ovulação Billings, ajuda em situações onde você não deseja engravidar ou ao contrário quer engravidar. Permite que a mulher faça o melhor para seu corpo.

A mulher é fértil apenas uma vez por mês quando o óvulo sai do ovário e está disponível para uma possível fecundação. Portanto, para observar o seu ciclo, anotando as sensações diárias na vulva e consistência do muco cervical, a mulher é capaz de saber quando ou não pode ter relações sexuais, de acordo com seu objetivo (engravidar ou não) .

Para isso, ao acordar e antes de urinar ou tomar banho, a mulher deve usar um papel higiênico na abertura da vagina e olhar para as características do muco. O método Billings, pode ser menos eficiente em mulheres que produzem pouco muco, ou para aquelas que fazem uso de duchas ou produtos para higiêne feminina.

Alguns fatores também podem influenciar no diagnóstico de observação do muco, como por exemplo após o banho, nadar e sexo.O ideal é conciliar o método Billings com o de Temperatura Basal que também é natural, porque existem também algumas alterações que ocorrem no organismo que podem produzir muco.

Método Ovulação Billings – Vídeo

Vídeo exibido no programa “Trocando Idéias” do canal de TV Canção Nova

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *