Criança e a ingestão de corpo estranho: Perigo na aspiração de pequenos objetos

Criança coloca tudo que vê na boca por isso muita atenção a pequenos sinais que ela venha a apresentar, caso tenha engolido algum corpo estranho.

18/10/2010 14h44m. Atualizado em 13/11/2014 17h04m por:

 

Criança e corpo estranho

A criança até cinco anos não consegue destinguir perigos e ainda se encontram em fase de descobertas, então redobre os cuidados com “corpos estranhos” definição para pequenos objetos que não fazem parte do nosso corpo.

Sendo assim por mais cautelosos e atentos que os pais sejam, podem ocorrer situações inusitadas, como a criança colocar pequenos objetos no nariz, ouvido e boca. Não necessariamente brinquedo, existem casos de algodão, ervilha, feijão,bateria de relógio, enfim tudo que é pequeno e esteja ao seu alcançe.

O objeto quando não sai expontâneamente, poderá causar complicações, desde inflamação, mau cheiro, pus e febre. No caso do ouvido corre-se o risco de perfurar o tímpano.

Observe sinais

Como esse problema, acontece quando os pais não estão perto da criança, procure reconhecer algum sinal que o organismo de seu filho possa apresentar, como: dificuldade para respirar, falta de ar, espirros, criança mexendo muito no nariz, pode ser que algo esteja acontecendo dentro da cavidade nasal ou mesmo no esofago.

Um alerta, não tente por conta própria retirar o objeto, com esse ato pode empurrar o mesmo mais para dentro ainda, procure ajuda médica ou um pronto socorro e tente deixar a criança tranquila.

Em relação ao ouvido, pode ocorrer os mesmos sinais, além de coçar, deve realizar o mesmo procedimento acima, levar a um especialista para que ele possa retirar o objeto com instrumentos e pinças especiais.

Uma vez que a criança coloca algum objeto dentro do ouvido, nariz ou boca, ela poderá repetir, sendo assim redobre a atenção em cima dela.

Veja Também: Engasgo em criança – primeiros socorros

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *