Amarelão em criança: Causas, sintomas e tratamento

Amarelão, é uma doença causada por vermes, acomete principalmente crianças que andam descalças na terra.

25/01/2011 14h49m. Atualizado em 19/11/2014 21h52m por:

 

amarelão

O amarelão é comum em área rurais, trata-se de uma infecção intestinal causada por um verme cilíndrico cujo nome científico é Ancylostoma duodenalis e Necator americanus. Este parasita entra passa pela corrente sanguínea, aos pulmões, vias respiratórias e finalmente é deglutido até o intestino. Tudo isso leva em torno de 7 (sete) dias. Dai a larva se desenvolve e se torna um adulto, que gruda na paredes do intestino e suga o sangue. Provocando anemia e consequentemente a pele fica amarela, por isso o nome amarelão.

Sintomas do Amarelão

A princípio quando a pele tocou o solo e a larva penetra na pele, ocorre coceira e ferida, o primeiro sinal de infecção do Amarelão. Além disso provoca palidez e vontade de comer terra devido a anemia; dor abdominal, diarréia, perda de apetite e emagrecimento. E em fase de desenvolvimento da criança se não tratada pode interferir no desenvolvimento mental e corporal.

Dicas para evitar Amarelão

Procure orientar a criança a sempre andar calçada ( pelo menos com um chinelinho), para que a sola dos pés não fiquem em contato direto com o solo, além do que após brincar com terra lavar bem as mãos. E lavar os alimentos muito bem antes de ingeri-los.

Tratar o Amarelão

Procurar ajuda médica,  ele vai solicitar exames para confirmar o diagnóstico (exame de fezes e sangue). Os medicamentos para amarelão são eficientes e possuem poucos efeitos colaterais. Mas caso a criança já esteja anêmica será prescrito suplementos de ferro para combater a anemia.

Quer saber mais sobre anemia em criança, acesse:  ANEMIA EM CRIANÇAS

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *