Como lidar com filhos desobedientes

Na educação de um filho, os pais tem que saber ouvir, ter paciência e auto controle, tudo isso conta muito.

06/06/2011 22h10m. Atualizado em 13/11/2014 17h38m por:

 

filhos desobedientes

A criança entre 2 e 3 anos começam a testar os seus pais, alguns usam a desobediência para chamar atenção dos pais e se afirmar, porque percebem que podem ser independentes. Regras fazem parte do processo de aprendizagem da criança e os pais tem que saber usá-las.

Dica para pais que trabalham fora

Pais que trabalham fora tem que se policiar para não adotar com a criança a lei da compensação por meio de superproteção ou de permissividade. Caso a mãe trabalhe fore deve explicar ao filho o porque, ele vai sentir a sua falta mas vai compreender a situação.

Caso a criança sinta que os pais se sentem culpados por se ausentar, ela poderá adotar comportamentos manipuladores. Os pais devem conversar, demonstrar carinho, ser respeitosos e assim criar uma cumplicidade, a criança estando segura não vai precisar recorrer a desobediência para chamar a atenção de quem cuida delas.

Como lidar com filhos desobedientes

A criança não precisa de presentes, mas de muito carinho. Reserve um tempo para brincar com ela, aquele tempo é dela, sua atenção é para ela. Se a criança sentir que tem seu lugar na casa mesmo que seja na mesa as refeições, e que a obediência leva a uma vida harmoniosa, sem brigas e gritos tudo fica melhor.

O seu filho precisa de rotina, traz segurança e a criança vai se sentir cuidada. Ficando maiorzinha lhe atribua pequenas tarefas para que se sinta útil, isso também faz com que reduza a sua ansiedade. A criança precisa compreender o que os pais falam, use linguagem simples mas em tom firme.

Obedecer precisa persistência, fale uma vez e aguarde, caso a criança não cumpra, pega-a pelas mãos e acompanhe-a na execução da tarefa que pediu, sem se exaltar.Repita quantas vezes for necessário, ela vai aprender é só ter paciência. Nem sempre a desobediência da criança é para afrontar o adulto, muitas vezes ela não entende as proibições é preciso esclarecer de maneira bem simples.

Diante da desobediência mantenha a calma, seja objetiva e diga que não poderá atendê-la naquele momento. Se estiver em local público não faça discurso e não ameaçe enquanto ela estiver chorando. Procure desvia-la para outra coisa.

Os Pais não precisam ouvir e ceder as birras, mas sim as necessidades da criança, por isso se for birra ignore. Se ela for cuidada por babá ou mesmo se tiver que deixar com a vó oriente para que não cedam as suas chantagens emocionais.

Mas lembre, dar exemplo é primordial para educação de seu filho. Sendo assim procure não mentir, enganar eles percebem e perderam a confiança em você e mais tarde poderão agir da mesma maneira.

Leia também: Birra de crianças pequenas – como lidar

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *