Filhos entre primos, quais os riscos?

Quando primos se casam e resolvem ter filhos, é importante um aconselhamento genético, de preferência.

20/06/2011 23h59m. Atualizado em 17/07/2014 15h23m por:

 

filhos entre primos de primeiro grau

Existe uma preocupação muito grande sobre gerar filhos entre primos de primeiro grau. Os riscos entre casais sem parentesco fica em torno de 3%, agora em relação a primos de 1º grau esse número sobe para 6%.

O risco acontece porque os ancentrais são comuns entre eles, e se houver  genes causadores de doenças em suas descendências, pode ser transmitido mais facilmente ao bebê.

Estudos realizados por Cientistas da Universidade de Massachusetts afirmaram que o risco de casais de primos ter bebês com alguma deficiência é o mesmo que uma mulher de 40 anos dar à luz a uma criança com algum problema.

Importância do aconselhamento genético

Os casais que possuem consanguinidade precisam de aconselhamento genético , nesse estudo eles poderão levantar os riscos daquele casal e a possibilidade de gerar filho com problemas ou não. Sendo que casais de primos que não possuem antecedentes com doenças genéticas a probilidade de que ocorra algum problema é menor.

Mas ao mesmo tempo temos que saber que  existem grandes números de genes que causam doenças genéticas. Entre duas pessoas que não são parentes é mais dificil que sejam portadoras dos mesmos genes recessivos. Já entre parentes é muito mais fácil encontrar os mesmos genes herdados dos pais e avós. Aí está o perigo!!!!

Por isso a importância de uma avaliação e aconselhamento genético, enfim tomar todos os  cuidados antes de pensar em ter filhos, cabendo ao casal a decisão final.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *