Aliviar a cólica menstrual (Dismenorréia) e tratar a dor

A cólica menstrual é um problema que atinge muitas mulheres, com dores e desconforto, mas existem tratamentos que podem amenizar esse período.

23/08/2011 12h31m. Atualizado em 31/10/2014 22h00m por:

 

Cólica Menstrual (Dismenorréia)

Dismenorréia, também chamada de cólica menstrual é uma dor pélvica (baixo ventre) ocorre antes ou durante a menstruação. Muitas vezes, essas cólicas impedem que a mulher exerça suas atividades corriqueiras, necessitando de medicação oral ou em casos extremos endovenosa.

No útero tem uma camada que cresce para nutrir o embrião “o endométrio”, quando não há fecundação do óvulo, existe uma liberação de prostaglandina que faz o útero contrair para eliminar essa camada, ela sai em forma de sangue, a qual chamamos de menstruação.

Nesse período ocorrem as cólicas, na maioria das mulheres existe apenas um desconforto, com dor branda, sensação de estar inchada e dor nas costas. Em outras essas dores é mais acentuadas, causando inclusive diarréia, dor de cabeça, naúsea e vômito dependendo da intensidade.

Dados indicam que 70% a 90 % das mulheres apresentam cólica menstrual (dismenorréia). Algumas delas inclusive se tornam incapaz de ocupar suas atividades nesse período de tão grande é a sensação de dor e mal estar.

Existe a dismenorréia primária e secundária, para saber qual a mulher sofre é necessário além do exame clínico, outros complementares, como: dosagens hormonais, ecografia transvaginal e laparoscopia.

Dismenorréia primária e secundária

A dismenorréia primária, geralmente ocorre após as primeiras menstruações e não há lesões dos órgãos pélvicos. Podem cessar ou haver diminuição de intensidade em torno dos 20 e poucos anos ou com a gravidez

A dismenorréia secundária, ocorre alterações do sistema reprodutivo, como: miomas uterinos, infecção pélvica, endometriose, anormalidades do útero ou da vagina, uso de DIU , entre outras. Ocorre geralmente  dois anos após a  primeira menstruação.

Aliviar a cólica menstrual

Para o tratamento da dismenorréia primária (Cólica menstrual) geralmente é usado um anti-inflamatório não esteróides antes e durante a menstruação ele bloqueia a produção das prostaglandinas, ou em alguns casos o médico indica o uso de anticoncepcionais de maneira contínua e cíclica.

A alimentação também influi, é indicado uma dieta com menos gordura de origem animal, ovos e laticínios. O que ajuda a aliviar os incomodos e  a dor nesse período são as ingestão de vegetais, nozes e sementes cruas, exercício moderado, bolsa de água quente, massagens relaxantes, banho morno.

Quanto ao tratamento da dismenorréia secundária, vai depender da avaliação médica, pois cada caso é diferente do outro.

Além de uma boa alimentação com uma dieta equilibrada e saudável, onde já mencionamos sementes cruas e nozes, inclua também alimentos diuréticos, como: morango, melancia, melão, salsa e nabo comprido, eles vão ajudar a eliminar o excesso de líquidos, além de contribuir com a regulação dos hormônios. O peixe também é muito bom, ele auxilia reduzindo os espasmos. Os chás camomila, capim santo e gengibre além de aliviar as cólicas dá uma sensação de bem-estar ao tomá-lo quentinho.

Na fitoterapia existem as plantas “unha de gato” e “garra do diabo”, elas possuem propriedades antiinflamatórias e analgésicas.

Massagear o abdômen também vale, em movimentos circulares use 4 colheres (sopa) de óleo vegetal de uva ou amêndoa. O óleo de gergelim morno também ajuda bastante segundo Medicina Ayurvédica, utilize-o com movimentos suaves tanto nos pés como no abdômem para aliviar as cólicas menstruais.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *