Alimentos que a Gestante deve evitar

Existem alguns alimentos e hábitos que a gestante deve evitar durante a gravidez, e que podem ser prejudiciais a ela mesmo e ao bebê

12/10/2011 16h39m. Atualizado em 15/10/2012 19h57m por:

 

alimentos proibidos para gestanteAlimentos que a gestante deve evitar e que podem oferecer riscos tanto para ela como para o bebê, mas antes vamos dar um enfoque primeiramente sobre a gravidez. Sem dúvida alguma a gravidez é um dos, se não for o único, momento mais importante da vida de uma mulher, afinal, o sonho da maternidade é algo presente desde o início dos tempos, como podemos ver claramente no exemplo dado pelas Escrituras Sagradas, no livro de Genesis, onde Ruth, considerada estéril, mesmo muito idosa (aproximadamente 75 anos de idade), sonhava em ser mãe e não conseguia, mas ao ser abençoada por Deus, ficou maravilhada!

Algumas pessoas dizem que a maternidade é algo instintivo da mulher, que nascemos para reproduzir, mas acho que essa teoria um pouco machista, outros acham que é o dom divido. Enfim, mesmo com a independência feminina cada vez maior, o sonho de ter um bebezinho nos braços é o da maioria das mulheres e, para que tudo corra bem durante toda a gestação das futuras mamães e para que seu bebezinho nasça completamente saudável.

Então, é preciso ficar atenta a inúmeros fatores como o ganho de peso, postura corporal, cuidados na hora do sexo, e principalmente à alimentação que a gestante deve evitar, já que distúrbios como diabetes gestacional e níveis de colesterol altos, desencadeados principalmente pela alimentação inadequada da grávida, são grande ameaça tanto para a mamãe como para o bebê.

Alimentos que devem ser evitados pela Gestante

Da mesma forma que o consumo de alguns alimentos é aconselhado para mamãe e bebê (não, isso não é nenhuma propaganda da Natura!), os médicos aconselham que alguns alimentos sejam banidos da dieta da gestante a fim de manter mãe e filho da melhor forma possível.

Bebida Alcoólica: Você tem o habito de consumir bebida alcoólica? Então, futura mamãe, hora de dar um “stop” no álcool por um tempo, viu? O consumo de bebida alcoólica durante a gestação pode causar sérios danos a saúde de seu bebe, já que o álcool pode ser transmitido a ele pela placenta e impedir que seu anjinho receba os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável. Quando mesmo assim, ocorre o exagero na bebedeira, acontece a síndrome alcoólica fetal, onde seu bebe pode desenvolver graves conseqüências físicas e mentais.

Adoçante Aspartame: O aspartame, consumido pela maioria das mulheres no controle da ingestão de açúcar. Também é desaconselhado pelos médicos. Existem outros produtos que substituem o produto e, são mais saudáveis. Procure os outros edulcorantes naturais. Que tal adoçar seu leite com um pouquinho de mel de abelha? E os derivados de sucralose.

Alimentos não pasteurizados: Outro tipo de alimento que inspira cuidados são os não pasteurizados. As pasteurização consiste numa espécie de limpeza do alimento para remover qualquer bactéria, principalmente a listeria. O leite que bebemos é pasteurizado, mas alguns alimentos são feitos com a bebida sem o tratamento; queijo-branco (muitas vezes, pode haver contaminação por Listeria Monocytogenes); queijos de cabra e camembert suco não pasteurizado podem estar nessa “lista negra”, portanto, é bom evitá-los.

Outros alimentos que devem ser evitados pelas gestantes: mariscos e  ovos crus que geralmente entram em receitas como maionese caseira, fios de ovos, sorvete cremoso de máquina desconhecida (devido ao risco de salmonelas); carne mal passada e legumes e verduras mal lavados (por causa da toxoplasmose); peixes que contém altos níveis de metilmercúrio (cação, peixe-espada e marilim).

Não se esqueça de ingerir frutas, legumes e verduras, saudáveis não só durante a gestação, mas também em todas as fases da vida. O suco natural também é maravilhoso então, porque o industrial?

Com esses cuidados e um pré-natal feito desde o início é só curtir esse momento lindo e único da sua vida e esperar com muito amor o seu príncipe/princesa chegar!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *