O que será: TPM ou Gravidez?

A instabilidade emocional que a mulher grávida apresenta no início da gravidez pode ser confundida com a TPM.

15/10/2011 15h52m. Atualizado em 17/07/2014 15h52m por:

 

TPM ou gravidez

TPM ou Gravidez? Ser mulher é maravilhoso. Somos agraciadas com tantas dádivas, não é mesmo? A mulher tem garra, não se abate por qualquer coisa; é dona de uma beleza única e, sabe bem como conseguir o que quer. Quando estamos dispostas a algo, vamos até o fim e, sem descer do salto, claro! Aliás, você já deve ter ouvido aquela famosa pergunta do sexo oposto: “Como você consegue ficar em cima desse alto o dia todo?” Fala sério, por isso que os homens babam por nós!

Maternidade

Alem de tudo isso, somos as felizardas por dispor de mais uma dádiva única e divina: A maternidade. Sim, existem pais que são perfeitos, mas não adianta, a maternidade é algo supremo, incomum, diria até misterioso. E, quando chega o tão esperado momento em que você diz a frase “estou grávida!”, pronto, tudo muda! O início da gravidez pode ser confundido com TPM.

Agora você tem uma vida sendo gerado no seu ventre. Tudo, desde a alimentação até os sentimentos mais diversos, são transmitidos diretamente para seu bebê e, por isso, os médicos prezam tanto por uma gravidez o mais tranqüila possível e sem aborrecimentos ou emoções fortes; além de uma alimentação o mais natural e balanceada possível. É que seu bebê passa com você tudo, tudo, desde o momento da concepção até o dia de seu nascimento.

Eu confesso que sou apaixonada por todo o processo da gestação, as transformações com mãe e filho e, pra mim, escrever sobre temas que abrangem tal assunto é muito prazeroso, mas, também sei que além de um compromisso gigantesco e que muda sua vida pra sempre, os acontecimentos, digamos, “desagradáveis” ocorrem e é mais do que natural.

Menstruação

Pra quem não sabe, é bom esclarecer que a menstruaçao nada mais é que a descamação das paredes uterinas quando não ocorre a fecundação. Sendo assim, é por isso que quando você se descobre gravidérrima, a menstruaçao é cessada. Que menstruar é um porre, todas sabemos, ainda mais com aqueles inúmeros sintomas chatos e inconvenientes que grande parte de nós mulheres, apresentamos dias antes da bendita aparecer; a famosa e temida: Tensão Pré Menstrual, vulgo “TPM” hehe…

Espera aí, se a menstruaçao é a descamação da parede uterina e, se estou grávida, obviamente não tenho a “visitinha” da bendita, por que eu apresento tantos sintomas da TPM, a ponto de, no início da gravidez eu achar que ia simplesmente menstruar e nunca passou na minha cabeça que eu estava grávida?

TPM pode ser similar início de gravidez

Então saibam que a instabilidade emocional pode aparecer bem no início da gravidez, e é similar à TPM (sindrome pré-menstrual) como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar, apreensão, medo, alegria, excitação. Mas fique calma esses sintomas longo desaparecem. Procure ter uma gravidez tranquila e saudável.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *