Seu filho come de tudo? Dicas que podem ajudar.

Uma das maiores preocupações das mães, é ver que seu filho não esta se alimentando corretamente, mas também com tantas opções que existem nos dias de hoje, é necessário ficar atento e direciona-los para uma alimentação saudável.

27/10/2011 17h52m. Atualizado em 13/11/2014 17h51m por:

 

Seu filho come de tudo

Todo mundo sabe que criar um filho é tarefa muito difícil e requer dedicação e amor, afinal, você esta preparando um ser humano para o futuro. É principalmente a partir de você que seu filho vai formar seu senso de democracia, responsabilidade, caráter e justiça. E não é só da personalidade do seu pequeno que você, mamãe e papai, tem grande responsabilidade não (olha eu aqui falando, vocês devem saber mil vezes mais que eu!).

Uma das horas mais temidas pelos anjinhos é a hora da comida, não é mesmo? Seu filho come de tudo? Pelo menos, conheço pouquíssimas crianças que sejam “boas de garfo”, pelo contrario, dão uma verdadeira canseira nas mamães. Haja jogo de cintura e criatividade, não é mesmo?

A alimentação dos filhos sempre foi alvo de uma enorme preocupação das mães, já que é nessa mesma fase que os pequenos iniciam suas atividades escolares e, por conta disso, acabam comendo lanches rápidos como salgadinhos, refrigerantes, chocolates e sanduiches tipo fast-food. Você bem que tenta convencê-lo a levar um suquinho de laranja na mochila, um sanduiche de peito de peru, mas, não adianta, a maioria tem vergonha de comer lanche “de casa” na frente dos coleguinhas, não é?

prato atrativos para seu filho comer

Dicas da nutricionista para que seu filho come bem

Mas o que fazer para que seu pequenino (a) se interesse e coma tudinho? Bem, uma das dicas segundo nutricionistas é deixar o prato bem colorido para atrair a atenção, se for precise amasse alguns legumes, só tendo cuidado pra não virar uma papinha horrorosa mesmo!

Atenção mamãe: nada de deixar os pequeninos se encherem de doces, balas e refrigerantes antes das refeições, ok? O mesmo vale na hora da sua alimentação; cuidado com o que come na frente dele, pois ele pode questionar o porquê de não comer o chocolate já que “você tava comendo”, Como você vai poder querer que ele coma tudo e direito?

É importante respeitar o tempo de seu filho. Não adianta apressar para comer logo já que cada um tem um costume. Eu sei que você quer logo cuidar de seus afazeres, mas, esse momento de seu pequenino é importante e cabe a você torná-lo o mais agradável possível.

E quanto aos castigos do tipo “não comeu, então não vai jogar vídeo game…”, por favor, né? Século XXI ok? Essa atitude só vai traumatizá-lo, afinal, segundo nutricionistas, paladar também se traumatiza. No futuro vai ligar castigo com determinadas comidas, e isso não é saudável.

Adorei o tema e as dicas fornecidas pelos profissionais. Ficou de lição na hora de ter meus pequenos (as) e dar a comidinha! E aí, o artigo te ajudou?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *