Como funciona a homeopatia e seu uso em crianças

A homeopatia pode utilizada em criança desde o nascimento, desde que sua indicação seja feita e acompanhada por um profissional da área de saúde. Em paralelo com a medicina tradicional, a homeopatia é de grande ajuda, se complementam.

27/11/2011 21h09m. Atualizado em 19/11/2014 21h55m por:

 

homeopatia para criançaHomeopatia e seu uso em Crianças. Ver seu pimpolho aos prantos com dores que não cessam, além de febre alta e mal estar é uma verdadeira tortura, não é? Você não sabe que medicação usar, ou se sabe, tem medo de provocar alguma reação adversa ou, ser uma substância muito forte. Nessas horas a cabeça das mamães fica a mil pensando em uma solução para trazer de volta aquele sorriso lindo que as encantam. Dentre as opções de tratamento, temos as famosas “bolinhas brancas”, isso mesmo, a homeopatia para crianças.

Como funciona a homeopatia

A especialidade antes usada somente pelos adeptos de tratamentos alternativos, hoje é opção de muita gente, afinal, a homeopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medica desde 1980. O tratamento é feito de uma forma global, ou seja, o homeopata vê o individuo de uma forma geral e não os sintomas de forma isolada. Para esse profissional, sintomas como a febre e a dor de cabeça compõe um estado de saúde geral, mas não são a doença em si. O medico procura conhecer o paciente como um todo e através da medicação busca manter sua saúde em equilíbrio.

Entre as doenças mais tratadas pelas “bolinhas do bem”, estão as de forma crônica como a rinite, bronquite e alergias dermatológicas. Alias, doenças dessa natureza são muito comuns em crianças que apresentam grande melhora a partir dos 12 primeiros meses de tratamento. Mas, você me pergunta: “ a homeopatia é segura?” “quais os efeitos colaterais que meu filho (a) pode vir a apresentar?”. Simples, mamãe. Vários estudos de origem científica comprovam que a homeopatia funciona e com excelência, viu?

homeopatia

Eficiência da homeopatia

A eficácia é tão garantida que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece desde 2006 o tratamento homeopático para toda população, através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, formulada pelo Ministério da Saúde, como forma de medicina complementar.

A primeira consulta de seu filho vai levar mais ou menos uma hora, Nesse tempo o médico avalia primeiramente os sintomas mentais, os gerais e depois é a vez dos locais (quase sempre o motivo da consulta como: dor de cabeça, coceira no corpo, manchas, etc.).Em seguida o médico homeopata ouve os relatos de você, mamãe, mas bem atento ao comportamento de seu filhote enquanto conversam. Isso acontece porque qualquer detalhe por mais sútil que seja na sua vida, pode fazer toda diferença no diagnóstico.

Após todos falarem, o médico tem o perfil de seu filho traçado e aí sim é a hora de receitar o medicamento, que são produzidos na maioria das vezes em forma de bolinhas que, por possuírem leite em sua composição, é muito agradável ao paladar infantil, facilitando muito a aceitação do medicamento. Atenção: por mais saborosa que essa “bolinhas homeopáticas” sejam, antes de tudo, é um remédio, portanto, distância dos pequeninos, hein mamãe!

Por fim, é importante lembrar que o tratamento de seu filho (a) com o pediatra tradicional não precisa ser abandonado. Pelo contrario, os benefícios da homeopatia podem ser muito bem aproveitados pelo profissional tradicional, quando o mesmo julgar necessário.

Viram só? A homeopatia está bem longe de ser um bicho de 7 cabeças para as crianças, aliás, estamos diante de uma importante solução, não acham?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *