Como prevenir alergia em crianças

A probabilidade da criança desenvolver alergia em qualquer momento da vida, é maior principalmente quando os pais são alérgicos.

17/11/2011 20h06m. Atualizado em 19/11/2014 21h55m por:

 

alergia em crianças

Mãe que é mãe não suporta ver seu eterno bebê (digo isso porque você vai ter 20 anos e ainda assim, será um bebê!) sofrendo. Para saber disso não precisamos ser expert no assunto, basta olhar ao redor e ver como as únicas e amáveis mamães são verdadeiramente protetoras com seus filhos.
Também, pudera: só você sabe quantas mudanças e desafios encarou durante a gestação de seu anjinho e não quer que nada de mal aconteça ou incomode, não é mesmo?

Em meio a tantas ameaças a saúde seu filho (a), uma que atrapalha a  tranqüilidade de mãe, e que muitas vezes costuma ser presença constante em quase todos os lares de famílias brasileira, e acomete pessoas de todas as idades:  é a  alergia. Pelo menos uma pessoa em cada família sofre desse mal que incomoda e causa tanto desconforto. Eu sou uma que passei por inúmeras sessões de vacinas e tive que me afastar de chocolate e perfumes desde bem pequenininha.

Sinais de alergia

Espirros constantes, tosse, coriza, coceira intensa no corpo e/ou no nariz, dores de cabeça e até mesmo manchas pelo corpo são sinais desse distúrbio que ataca não só no inverno, como também no verão. É isso mesmo, a Alergia. Estima-se que cerca de 30% da população sofre com alergia respiratória, sendo a rinite a “primeira colocada” com 30% de e a asma com 20% de pessoas contagiadas.

Com a chegada do verão, o clima tende a ficar mais seco, o que favorece (assim como o excesso de umidade do inverno) o aparecimento de crises alérgicas que são reações do sistema imunológico, a presença de alguma substância estranha que pode ser: a poeira, pelos de animais, corantes alimentares, medicamentos e até alimentos; isso depende de cada pessoa, cujo sistema imunológico cria defesas especificas para combater o “intruso”, é por isso que as reações estranhas no corpo (crises alérgicas) acontecem.

É importante que antes de qualquer medida, seu filho passe por uma consulta com um alergologista, que realizará o teste na pele de seu anjinho. São utilizadas sob a pele, gotas dos possíveis alergenos que podem causar a reação alérgica em seu pequeno (a), que penetram por meio de microscópicos furinhos subcutâneos. Em poucos minutos, você já sai sabendo exatamente a que seu filho tem alergia. A partir daí, será decidido pelo médico o melhor tratamento (medicamentoso, vacinas) a ser adotado para combater a alergia.

Prevenir Alergia em Crianças

Além de medidas médicas, alguns cuidados são úteis na prevenção de crises alérgicas, portanto, hora de saber como proteger seus filhos desse mal:

– evite o uso de cortinas, tapetes e outros tecidos que acumulem muita poeira;
– caso sua princesinha seja alérgica a substâncias químicas, procure usar somente maquiagens especificas para pessoas alérgicas (hipoalergênicos);
– Algumas crianças são alérgicas a determinados corantes encontrados em alimentos, portanto, evite danoninho, salgadinhos coloridos (cheetos, fandangos…), balas, gelatinas e doces muito coloridos;
– Lembrando que a pouco tempo fiz um artigo sobre a Minha Gelatina Dr. Oetker feita especialmente para crianças, com corante natural, frutas e vegetais.
– O uso de sabonete glicerinado (sem perfume) é ideal para crianças que desenvolvam alergia a cheiros fortes e substancias que entrem em contato com a pele.

Com pequenos hábitos, você consegue tornar o ambiente mais saudável, proporcionando assim, um dia-a-dia mais tranqüilo para seus filhos e para família em geral.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *