Criança tímida

Os pais devem estar atentos que filhos possuem personalidades diferentes, uns podem ser mais extrovertidos, outros mais tímidos, mas o importante é respeitar a individualidade de cada um.

30/11/2011 21h42m. Atualizado em 13/11/2014 20h03m por:

 

Criança tímida

Como ajudar o seu filho a vencer a timidez? Quem é mãe sabe muito bem que uma das melhores coisas de ter filhos é a alegria e vida que esses pequenos trazem todos os minutos,não é? Não importa a hora do dia, com quem você esteja…por onde passam são verdadeiros furacões, ansiosos por descobrir tudo e mais um pouco nesse mundo tão encantador e perigoso também.

Mas, e se você, ao contrário, tem um anjinho tão quietinho e retraído, que detesta sair em público e tem pavor só de imaginar uma grande quantidade de pessoas a sua volta fazendo um verdadeiro relatório de perguntas? No mínimo, isso é estranho, certo? Não, errado. Enquanto algumas crianças são muito desembaraçadas e descontraídas, outras são mais caladas e retraídas, enfim, elas são tímidas.

Timidez e personalidade

A timidez nada mais é do que uma entre milhares das características da personalidade. Não confunda com doença, ok? A criança tímida se define como aquela que tem certa dificuldade em lidar com algumas situações cotidianas, sociais. Ela tem grande dificuldade em se relacionar com uma única pessoa ou um grupo de indivíduos.

Algumas crianças tímidas tremem de medo, se escondem e fogem só de imaginar ter que apresentar “aquele” seminário de biologia frente a toda a turma. Outras ficam com as bochechas coradas ao ver aquele grupo de “desconhecidos” na sala de casa.

Outras reações físicas e orgânicas são bem relatas pelas crianças e pais dos mais tímidos. Entre elas destacam-se: batimento acelerado do coração, suor excessivo nos pés e mãos,dentre outros. Pensa que é mole? Que nada, viu?

A criança tímida tem grande dificuldade em participar desde uma simples brincadeira em grupo até participar de momentos com a família e amigos (aniversários, reuniões familiares).

Não adianta você chamar seu pimpolho de “bobão” e outros apelidos nada agradáveis. Isso só vai deixá-lo ainda mais retraído, além de colocar a auto-estima lá embaixo, podendo até mesmo agravar o problema.

O certo é não intervir nessa característica da personalidade de sua princesa/príncipe, salvo quando a timidez da criança  for tão grande a ponto de atrapalhar a vida diária dos pequenos, ou seja, quando ela se mantiver isolada dos amigos ou se recusar a comparecer as aulas e as reuniões de família.

Os psicólogos explicam que quando uma criança é tímida, geralmente ela possui traços de perfeccionismo nas ações, exige muito de si próprio e não suporta cometer erros, daí, a timidez. Isso também pode ser conseqüência de cobrança excessiva de seus pais ou de criação muito controladora também.

Dessa forma, a criança sofre muito já que não consegue estabelecer nenhum vinculo afetivo além de se sentir sempre sozinha e distante. Quase sempre essas crianças respondem as pessoas de cabeça baixa e tom de voz bem baixo.

Como disse anteriormente, nada de rotulá-los com nomes e apelidos desagradáveis (você não gostaria que fizessem isso com você, né?), muito menos forçar seu pequeno (a) a situações que ele não se sinta confortável.

Deixe que ele faça as coisas de acordo com sua vontade, nada de insistir para ir aquela festinha da vizinha ou ficar na roda de tios e primas que ele nunca vê.

Respeite seu filho acima de tudo. Lembre-se que cada um tem uma personalidade.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *